Página inicial / Rio (Capital) / Escadaria Selarón – a escadaria mais colorida do Brasil

Escadaria Selarón – a escadaria mais colorida do Brasil

selaron1

Eu nunca tinha ouvido falar na Escadaria Selarón até programar minha viagem para o Rio de Janeiro. Quando comecei minhas pesquisas, já achei um lugar muito curioso.

Ao contrário dos grandes pontos turísticos como o Cristo e o Bondinho, obras gigantescas e cuidadosamente planejadas, a escadaria nasceu espontaneamente e foi toda feita por um artista só. Aliás, ela é a maior obra de arte do mundo feita por uma só pessoa.

selaron

Um pouco da história

Tudo começou em 1983, quando o pintor Jorge Selarón, depois de rodar o mundo, resolveu que moraria no Rio de Janeiro. Acabou residindo em uma casa na rua da escadaria que liga os bairros Lapa e Santa Tereza.

A escadaria estava em péssimo estado de conservação e ele teve a ideia de revesti-la com azulejos, lá pelo ano 1990. Começou cobrindo apenas os espelhos, a parte vertical dos degraus. Com o dinheiro que ganhava com a venda de seus quadros (ele estimou ter pintado uns 25 mil), ia comprando azulejos e aumentando a obra.

No ano 2000, a escadaria já tinha uma certa fama e já atraía muitos turistas. Selarón começou a receber doações de azulejos de várias partes do mundo. Azulejou as rampas nas laterais das escadas e os muros das casas, à medida que os moradores solicitavam ou autorizavam.

selaron

selaron

Em 2003, foi feito um filme sobre a vida e a obra de Jorge Selarón. O documentário tem 19 minutos de duração e pode ser visto no Youtube. O artista também foi entrevistado por Jô Soares (veja aqui).

Dois anos depois, a escadaria, foi tombada pela prefeitura do Rio e Jorge recebeu o título de cidadão honorário. Em 2010, ele concluiu uma grande bandeira do Brasil na parte alta da escadaria.

selaron

Hoje, é um ponto turístico presente em praticamente todo roteiro e já apareceu em clipes de Snoop Dogg e U2, além de filmes, séries e campanhas publicitárias.

Em 2013, Selarón foi encontrado morto na escadaria em que trabalhou por mais de vinte anos. Seu corpo estava carbonizado e uma lata de thinner estava ao seu lado.

Felizmente, Selarón conseguiu ver a proporção que seu trabalho tomou ainda em vida. Neste vídeo ele fala do filme de apresentação do Rio quando foi divulgado que a cidade seria a sede das Olimpíadas de 2016 e que a escadaria estava lá, para todo o planeta ver. Você vê também cenas do artista trabalhando. Selarón conseguiu azulejar todos os 215 degraus, as rampas laterais, as paredes e muros, utilizando mais de dois mil azulejos de 60 países.

selaron selaron selaron

Como visitar a Escadaria Selarón

A escadaria fica bem próxima aos Arcos da Lapa, uns 200 metros (no Google Maps você localiza os Arcos como Aqueduto Carioca). É só pegar um ônibus para a região. Dezessete linhas têm ponto na Av. Mem de Sá, bem nos Arcos.

As recomendações são para ir durante o dia, quando há muitos turistas, pois a região é um pouco perigosa à noite.

selaron

Foto de abertura: Boris G (Flickr)

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

Um comentário em “Escadaria Selarón – a escadaria mais colorida do Brasil

  1. Pingback: Índice de posts sobre o Rio de Janeiro - Mineiros na estrada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

Assine nossa newsletter

Receba um e-mail mensal com a relação dos posts publicados no mês e outras novidades!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA