Mineiros na Estrada

Como tirar passaporte em Belo Horizonte (mas serve para qualquer cidade)


(Atualizado em dezembro de 2017): Este post foi inicialmente escrito em 2014. Porém, eu e a Gê precisamos tirar um novo passaporte em dezembro de 2017 e atualizamos todas as informações.

O objetivo desse post é falar um pouco sobre a parte burocrática do processo de preparação de viagens internacionais – o passaporte. É verdade que não é uma exigência para viagens a países que compõem o Mercosul, pois eles aceitam carteira de identidade (desde que expedida há menos de 10 anos, em bom estado e que na foto você esteja reconhecível), mas como a minha identidade é bem velha e sequer sei onde ela está, tive que batalhar pelo meu passaporte quando fui preparar a viagem aqui para os países vizinhos. Além disso, com o passaporte, terei a oportunidade de começar minha coleção de carimbos estrangeiros.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

1º passo – Preencher o formulário no site da Polícia Federal

O primeiro passo foi acessar o site da Polícia Federal.

O site é dinâmico e os passos são bem descritos. É importante ficar atento para a documentação necessária*, pois você precisará preencher um formulário online de solicitação de emissão do passaporte, fornecendo várias informações, e algumas delas referem-se aos seus documentos pessoais.

*De acordo com a Polícia Federal, o certificado de reservista deixa de ser obrigatório no dia 31 de dezembro do ano em que o homem completar 45 anos.

2º passo – Pagar a GRU

Após esses procedimentos, é só imprimir a Guia de Recolhimento da União – GRU, pagar R$ 257,25 no banco (caro!) até o vencimento* .

* Existem dois tipos de GRU: simples e cobrança. A GRU de passaporte é do tipo cobrança, o que quer dizer que pode ser paga em qualquer banco, lotéricas e correios. 
Fontes: Polícia Federal e Tesouro Nacional.

3º passo – Agendar o atendimento presencial

Aguarde dois ou três dias para compensação bancária do pagamento da GRU e entre no site da Polícia Federal para agendar o atendimento presencial para emissão do passaporte.

Em Belo Horizonte os locais possíveis são o UAI da Praça 7, no Centro, e o posto do Shopping Plaza Anchieta, no bairro com o mesmo nome.

Optei pelo posto de atendimento no Shopping Anchieta, pois tem estacionamento e é de fácil acesso. E quem faz uma compra de no mínimo 10 reais no Mart Plus que fica lá dentro tem direito ao estacionamento sem pagar nada mais.

O atendimento foi agendado para uma quinta-feira, na parte da tarde. No estacionamento tem um elevador que sobe para o posto de atendimento da Polícia Federal. Cheguei alguns minutos antes do horário e vi que tinha um funcionário com uma lista dos agendamentos. Informei a ele meu nome e fui atendido pontualmente, não demorou mais que 10 minutos. A Gê tirou o dela no posto da Praça Sete e também foi atendida pontualmente.

Atualização: Quando tiramos novo passaporte, em dezembro de 2017, fomos nós dois no UAI Praça Sete. Mais uma vez, tudo muito organizado e foram pontuais.

Agora preste bastante atenção: se você é muito vaidoso(a), dê um trato no visual antes de comparecer ao posto, pois a fotografia que irá compor o seu passaporte é tirada na hora do atendimento. Para variar, a minha ficou uma porcaria, mas já estou acostumado com a realidade. A Gê disse que, no caso dela, que tem cabelos longos, não adiantou nada arrumar, pois foi pedido que ela colocasse os cabelos para trás, pois o que tem que sobressair na foto é o rosto.

No fim do atendimento me entregaram um canhoto protocolado com a data em que eu deveria retornar ao posto de atendimento, em qualquer horário durante o funcionamento, para pegar o documento. Nesse canhoto também constava o documento que era necessário apresentar para pegar o passaporte.

4º passo: Busque pessoalmente seu passaporte

Uma semana depois voltei e em menos de cinco minutos já estava com meu passaporte na mão. O sistema envia um e-mail um dia antes de o passaporte estar disponível – um ótimo lembrete!

Bem simples, não é mesmo? Achei que o processo fosse mais burocrático e demorado, mas como a maioria dos processos é feita antecipadamente pela internet, ficou bem mais fácil.

Espero que essas informações tenham sido úteis!

Algumas perguntas que nos fazem:

Depois que você pagou a GRU, conseguiu agendar o atendimento para daí quantos dias?

Eu consegui agendar para dez dias depois. A Gê conseguiu agendar para cinco dias.

Quanto tempo entre o atendimento presencial e a entrega do passaporte?

No nosso caso, foram seis dias úteis.

Já tenho um passaporte. É mais simples renovar?

Não existe renovação de passaporte. É necessário tirar um novo documento, seguindo este passo a passo.

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: