Mineiros na Estrada

Itália: Como ir de Florença a Pisa de trem



Muita gente aproveita quando está em Florença para fazer um bate-volta para Pisa, já que as cidades estão a apenas 85 quilômetros de distância uma da outra. Neste post você vai ver como ir de Florença a Pisa de trem.

Nós deixamos para comprar a passagem na hora mesmo, na estação de trem Santa Maria Novella. Não tivemos dificuldades. Selecionamos o destino, os horários apareceram e então a gente escolheu o que queria. Fizemos o pagamento com o cartão e cada tíquete custou 8,60 euros (17,20 no notal).

Dica: Você também pode comprar ou pelo menos checar os horários no site oficial da Trenitalia.

Na estação aparece um painel com os horários e as plataformas de embarque. A gente localizou a nossa com a ajuda de um funcionário (não olhamos o painel direito porque eram muuuuuuitos trens e compramos para um horário bem próximo) e fomos para lá.

No portão de embarque fica um fiscal que olha todos os tíquetes.  Depois que passamos pelo portão, tivemos que passar o nosso tíquete em um pequeno validador automático. A partir de então começou a contar o tempo de duração do tíquete, que é de 4 horas depois de ativado.

O trem tinha dois andares e era bem confortável, mesmo sendo o nosso tíquete de segunda classe. Fomos no segundo andar para ter uma visão melhor das paisagens no meio do caminho, que são bem bonitas.

Nosso trem da volta

A viagem durou cerca de 1h20min na ida, não tivemos que trocar de trem, e ele faz paradas bem rápidas, apenas para embarque e desembarque, em várias estações no meio do caminho.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

A Gê leu no blog do Ricardo Freire que a melhor estação para desembarcar não é a Pisa Centrale, apesar de todo mundo pensar que sim. Mas ela fica a 2 km de distância da torre, enquanto que a estação Pisa S. Rossore, que é uma parada após a Centrale, fica a menos de 1 km de distância. Bem melhor, né? E antes de descer do trem já era possível ver a torre, que não estava muito longe.

Placas indicam o caminho para a Torre de Pisa

Finalmente, desembarcamos, seguimos a sinalização e, em poucos minutos, já estávamos apreciando a torre torta. O que fizemos em Pisa nós vamos contar pra vocês em outro post.

Na volta, depois do almoço, fomos para a mesma estação onde desembarcamos e repetimos os procedimentos de compra do tíquete. O preço foi o mesmo. É muito importante não se esquecer de validar o tíquete, pois se o fiscal te pegar, a multa é pesada. Pegamos um trem até Pisa Centrale e de lá fizemos a baldeação para um outro.

Compre seus bilhetes nessas máquinas…… e não se esqueça de validá-lo

Se quiséssemos esperar o trem direto para Florença, além de termos que ficar mais tempo aguardando, a viagem demoraria um pouco mais, cerca de 1h30min. O trem que parte da Pisa Centrale volta por outro caminho, o que torna a viagem um pouco mais rápida. 

Juntando todas as economias de tempo, adiantamos a nossa chegada a Florença em aproximadamente 30 minutos, o que nos permitiu ainda dar uma passeada pelo centro histórico da cidade antes do anoitecer.

Leia também: Onde ficar em Roma: dica de hospedagem boa e barata

Veja aqui o índice de posts sobre a Itália

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: