Mineiros na Estrada

Visitando a Mesquita de Curitiba


Passeando pela Feirinha do Largo da Ordem, nos deparamos com uma bela construção azul: era a Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib. Como estava aberta e vimos muitos não-muçulmanos entrando e saindo, fomos lá para conhecê-la e descobrimos que ela é aberta ao público.

O exterior da mesquita é todo revestido de azulejos em tons de azul e amarelo e é ladeada por dois minaretes (torres). Por dentro é bem simples, apenas tapetes persas e alguns quadros e nenhuma representação de Alá ou Maomé, assim como lá na Mesquita de Foz do Iguaçu.


Só que ao contrário de lá de Foz, os visitantes podem entrar no espaço destinado à oração, desde que tirem seus sapatos. Véus são emprestados para as mulheres e, caso esteja com bermuda ou minissaia, deverão também vestir uma túnica.

A mesquita foi inaugurada em 1972 e até 2010 era apenas pintada de verde, olhem aqui.

Teoricamente, a mesquita é aberta à visitação de não-muçulmanos todos os dias, mas nem sempre a pessoa responsável poderá estar disponível para receber. O mais garantido mesmo é ir aos domingos, entre 10h e 13h30, horário em que certamente haverá alguém para receber o visitante.

Mesquita de Curitiba
Rua Dr. Kellers, 383 – São Francisco – Curitiba
Página no Facebook
Visitas para grupos, agendar no telefone (41) 3222-4515


Booking.com