Página inicial / Brasil / Como é a Visita Panorâmica à Usina Hidrelétrica de Itaipu

Como é a Visita Panorâmica à Usina Hidrelétrica de Itaipu

Depois de visitarmos o Ecomuseu, fizemos a Visita Panorâmica a Itaipu. Há dois passeios para conhecer Itaipu Binacional: a Visita Panorâmica e o Circuito Especial. Na nossa primeira viagem a Foz, fizemos o Circuito Especial, cujo relato completão você lê aqui.

Na segunda viagem, no último mês de dezembro, fizemos a Visita Panorâmica e podemos contar como é e comparar os dois passeios para você decidir qual deles fazer. Leia também os outros posts sobre Itaipu.

Leia também:

Itaipu Binacional: o que fazer e um pouco da história

Como é o Circuito Especial de Itaipu Binacional

Vale a pena conhecer o Refúgio Biológico em Itaipu Binacional?

Ecomuseu de Itaipu: história da usina e da região binacional

Porto Kattamaram: passeio de barco pelo lago de Itaipu

Iluminação da Barragem de Itaipu: passeio noturno em Foz do Iguaçu

A Visita Panorâmica

O passeio começa no auditório onde é passado um vídeo institucional, o mesmo que é exibido na Iluminação da Barragem. Dali passamos pelo detector de metais e por uma revista das bolsas pequenas (bolsas grandes devem ser deixadas no guarda-volumes).

Embarcamos no ônibus panorâmico e o guia se apresentou e perguntou os idiomas dos turistas, já que a visita pode ser também em inglês e espanhol. No nosso grupo havia apenas falantes de português e inglês, então o passeio foi todo nos dois idiomas – primeiro o guia falava em português e depois traduzia para o inglês.

Começamos a entrar na área de Itaipu Binacional, passamos pelo canal da piracema, que foi construído para que os peixes consigam desovar, já que agora com a barragem eles não conseguem subir o rio. Vimos o Bosque dos Trabalhadores, onde cada trabalhador que se aposenta ou faz 30 anos trabalhando em Itaipu planta uma árvore.

Essa grande esfera era usada para testar as unidades geradoras de Itaipu Binacional, para verificar se não havia vazamentos.

Essa grande esfera era usada para testar as unidades geradoras, para verificar se não havia vazamentos.

Capivaras vistas durante a Visita Panorâmica a Itaipu Binacional.

Capivaras são comuns em Itaipu Binacional.

Parte do Bosque dos Trabalhadores, onde cada trabalhador que se aposenta ou faz 30 anos trabalhando em Itaipu planta uma árvore.

Parte do Bosque dos Trabalhadores

Fizemos a primeira das três paradas, no Mirante do Vertedouro.  Temos apenas cinco minutos ali, então todo mundo corre para observar e tirar as fotos.

Esse é o mirante onde há o letreiro de Itaipu. Dali se tem a melhor vista do vertedouro que, como esperado, estava fechado. No Circuito Especial os turistas não descem nesse mirante, apenas veem de dentro do ônibus.

Mirante do Vertedouro, visto durante a Visita Panorâmica a Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.

Panorâmica do Mirante do Vertedouro

Dali vamos em direção à segunda parada, o Mirante Central, que é onde estão o Homem de Aço e o Painel do Barrageiro, ambos confeccionados por barrageiros. Nessa parada há banheiros e lanchonetes e aqui ficamos por 10 minutos. Você pode ver fotos desses monumentos neste post aqui.

Mirante Central, visto durante a Visita Panorâmica a Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.

Panorâmica do Mirante Central

De volta ao ônibus, passamos ao lado das unidades geradoras, aqueles tubões brancos por onde a água cai, sem paradas. O ônibus continuou seguindo e fomos por cima do vertedouro, numa vista que não tivemos quando fizemos o Circuito Especial.

Unidades geradoras vistas durante a visita panorâmica à usina hidrelétrica de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.

Vertedouros da usina hidrelétrica de Itaipu, que pertence igualmente ao Brasil e ao Paraguai, Vertedouros da usina hidrelétrica de Itaipu, que pertence igualmente ao Brasil e ao Paraguai,

E um dos mais belos ângulos de Itaipu:

Itaipu Binacional, uma grandiosa construção, localizada no Brasil e no Paraguai, e pertencente aos dois países.

Como é a visita panorâmica em Itaipu Binacional,um belo passeio turístico por essa grandiosa obra, em Foz do Iguaçu. Aqui temos a visão das unidades geradoras.

No caminho para a terceira e última parada, vimos o grande lago represado, até chegarmos ao Porto Kattamaran. Aí todos descem por mais dez minutos, tempo insuficiente para desfrutar do restaurante ou da lanchonete do lugar, a não ser que seja para comer algo pronto, como salgados ou picolés. Nessa parada se tem uma vista do lago de Itaipu, e quem ia fazer o passeio de kattamaran pôde já ficar por ali, como foi o nosso caso. Quem não ia fazer, voltou no ônibus.

Porto Kattamaran, uma das atrações turísticas de Itaipu Binacional e também a terceira parada da Visita Panorâmica à usina hidrelétrica, localizada em Foz do Iguaçu.

E fim do passeio.

Qual passeio devo fazer: Visita Panorâmica ou Circuito Especial

Sem dúvida nenhuma que o Circuito Especial é o que dá para a gente a possibilidade de realmente entender um pouco como funciona a usina, como você já viu no outro post. Foi legal fazer o panorâmico, mas é bem mais superficial.

Em termos de duração do passeio, é quase a mesma coisa: o Circuito Especial tem 2h30 de duração e a Visita Panorâmica tem 2h.

Mas se sua ideia é só ter uma ideia bem geral do tamanho do lugar, sem querer entrar muito em detalhes, a Panorâmica vai te atender.

Uma coisa que pesa também é o preço. Enquanto a Visita Panorâmica custa R$ 31,00, é necessário desembolsar R$ 74,00 para fazer o Circuito Especial.

Agora, se você quer muito ver a usina por dentro, mas R$ 74,00 pesa no seu orçamento, pode fazer a Panorâmica e ir ao Ecomuseu (R$ 12,00), pois lá tem a réplica do eixo da turbina funcionando, em tamanho natural. Não substitui a visita ao interior da hidrelétrica, claro, mas pelo menos você terá uma pequena ideia.

Comparação entre Circuito Especial e Visita Panorâmica à usina hidrelétrica de Itaipu Binacional.

Leia também: Foz do Iguaçu: Dicas e informações gerais

Compras no Paraguai – o que pode e o que não pode trazer

Visita Panorâmica a Itaipu Binacional

Diariamente, das 8h às 17h, com saídas a cada 30 minutos (aproximadamente)
Valor: R$ 31,00
Mais informações no site oficial

indice-foz-do-iguacu

* Agradecemos à agência Combo Iguassu pelo transporte e a Itaipu Binacional pelos ingressos para essa atração. Nossos relatos aqui, contudo, refletem nossa real experiência e independem da cortesia.

Clique aqui para receber as novidades do blog no seu e-mail

Booking.com

Salvar

28 comentários em “Como é a Visita Panorâmica à Usina Hidrelétrica de Itaipu

1. Muito bons os seus posts! Gostaria de uma opinião: fica muito repetitivo fazer o Circuito Especial e a Visita Panorâmica no mesmo dia? Obrigada e parabéns pelo blog!

2. Pingback: Iluminação da Barragem da Usina Hidroelétrica de Itaipu Binacional: Passeio Noturno em Foz do Iguaçu

3. Pingback: O dia em que perdemos Maria

4. Pingback: Porto Kattamaram: passeio de barco pelo lago de Itaipu - Mineiros na Estrada

5. Itaipu é sensacional ir a Foz e não visitar a Usina é um pecado. Fizemos o circuito especial em dezembro e umas das últimas paradas foi o mirante com o letreiro com o nome da Usina, não sei se alteram o trajeto mas essa parada aconteceu no nosso passeio.

6. oi Gê… em uma de minhas visitas a Foz, eu também fiz um passeio por Itaipu que começava na exibição do filme. Depois entramos em um ônibus e tal, mas não saberia dizer por quanto tempo ou o nome do passeio.

Lembro de ter visto tudo o que você relata na primeira parte do passeio, mas não de ter chegado até o lago e de ter algum passeio de catamarã. Pena. 🙁 bj

7. Até hoje tenho uma dor no coração de não ter conhecido Itaipu quando fui em Foz. Suas fotos mostraram a imponência dessa maravilha da arquitetura e só me encheram de mais vontade de voltar 🙂

8. Conhecer a usina hidroelétrica de Itaipu é um programa imperdível para quem curte engenharia. Fiz a visita usina vários anos quando ainda era adolescente e acho que a visita nem era aberta ao público em geral. Infelizmente também não tivemos a sorte do vertedor estar aberto. Achei bacana que eles oferecem o tour em inglês e espanhol também.

9. Sabe que trabalhei anos com projetos de usinas hidroelétricas e nunca visitei uma? Muito legal esse post, fiquei com vontade de visitar

Bjs
    Dani Bispo

10. Pingback: Vale a pena conhecer o Refúgio Biológico em Itaipu Binacional? - Mineiros na Estrada

11. Pingback: O que fazer em Foz do Iguaçu: Ecomuseu de Itaipu

12. Pingback: O que fazer em Itaipu Binacional (e um pouco da história) - Mineiros na Estrada