Mineiros na Estrada

Templo Budista de Três Coroas, um pedacinho do Tibete no Brasil


Sossego, ar puro, uma linda vista e muitas cores. Assim é o Templo Budista Khadro Ling, em Três Coroas, na serra gaúcha. O templo fica a cerca de 30 quilômetros de Gramado e é perfeito para um bate-volta para quem está hospedado na região.

Ou para quem, como nós, vai conhecer Cambará do Sul antes de ir para a Serra Gaúcha. Aí é só encaixar Três Coroas entre as duas regiões.

Veja também: Doze dias pelo sul do Brasil

Khadro Ling

Khadro Ling seria algo como “Morada das dançarinas do céu”, em tibetano (Kha = céu, Dro = mover-se, dançar; Ling = lugar sagrado”)

As construções têm características da arquitetura oriental – é como se um pedacinho do Tibete estivesse bem ali, no Rio Grande do Sul. Algumas esculturas foram trazidas de lá e pinturas foram feitas por artistas do Nepal e do Tibete.

Mas por que esse templo logo ali? Nos anos 50, em uma época de intolerância religiosa, tibetanos proibidos de praticarem sua religião vieram para o Brasil. Um deles, Chagdud Tulku Rinpoche, procurou um lugar montanhoso para viver. Muito tempo depois, em 1995, começou a erguer um templo. O local não poderia ter sido melhor. Longe da muvuca da cidade, o sossego e a vista da natureza estimulam a contemplação e a reflexão. No dia em que fomos o tempo estava fechado, mas isso praticamente passou batido, pois o lugar é mesmo lindo.

A visita

Logo ao chegar, paramos o carro próximo ao portal e alguém pelo interfone solicitou a placa e nos orientou a nos dirigirmos ao prédio ao lado do estacionamento para vermos um vídeo, que pode ser assistido abaixo.

São dois templos. Não pudemos nos aproximar de um deles porque no dia estavam fazendo uma reforma nos arredores. De qualquer forma, nesse não é permitido entrar.

O segundo templo é o vermelho. Para entrar, é necessário tirar os sapatos. NÃO é permitido fotografar ou filmar. O templo é extremamente decorado, muito colorido, com muitas velas e tigelinhas de água. Diariamente, elas são esvaziadas e cheias novamente.

Em uma outra sala, na área externa ao templo, há gigantes rodas de oração, que são movidas por um motor. Dentro delas, há papeis com preces, e, quando as rodas são giradas, as orações se espalham e atingem todos os seres.

No pátio, temos oito estupas, são estruturas que representam a mente de Buda e guardam restos mortais de líderes budistas.

Próximas às estupas, estão grandes imagens de Buda Akshobia, que pregava que todos os seres poderiam se purificar, mesmo os “assassinos e suicidas” e do Guru Padmasambava, ou Guru Rinponche, um dos responsáveis por levar o budismo para o Tibete.

Aos domingos, há práticas de meditação, às 9 horas. Caso queira participar, é só chegar com 15 minutos de antecedência.

Cerca de 50 voluntários ajudam na organização e manutenção do templo, que é mantido com doações e vendas de livros. Visitantes podem doar qualquer quantia para ajudar o templo.

Se você quer ver fotos incríveis do templo, entre no Flickr deles.

Como chegar

Clique sobre os mapas para ver mais detalhes.

De Porto Alegre

De Gramado

De Cambará do Sul

De ônibus

A Viação Citral tem viagens partindo de algumas localidades do Rio Grande do Sul. Pesquise no site oficial.

Onde comer

No templo não tem lanchonete ou restaurante. Na lojinha apenas água e suco são vendidos.

Quem quiser comer uma comida tibetana, pode ir ao Espaço Tibet, que fica a seis quilômetros do Templo e funciona de quarta a domingo. A Isadora, do Destemperados, foi em 2012 e pagou 100 reais para duas pessoas. Leia também as avaliações do Tripadvisor.

Nós comemos no Trigus, um restaurante self-service no centro e fomos positivamente surpreendidos. Era barato, com muita variedade, comida gostosa e ótimo atendimento. A sobremesa era incluída e havia 13 opções de doces! Hoje o valor está em 22 reais para buffet livre. Na época (julho de 2015) pagamos R$ 26,00 no quilo. Há também opção de rodízio de churrasco.

Templo Budista Khadro Ling
Horário de funcionamento: Segundas e terças: fechado.
Quartas às sextas: das 9h30 até 11h30 / das 14h às 17h
Sábados e domingos: das 9h00 até 16h30
Endereço: Estr. Linha Águas Brancas, 1211 – Três Coroas, RS
Telefones: (51) 3546-8201 | (51) 9694-7299
Site oficial: kl.chagdud.org



Booking.com

Salvar

Salvar