Página inicial / Edimburgo / Escócia: Roteiro de 4 dias em Edimburgo e arredores

Escócia: Roteiro de 4 dias em Edimburgo e arredores

A Escócia é um país incrível. Com uma cultura forte, povo extremamente educado e paisagens magníficas, estava na minha lista de desejos havia anos. Morando na Irlanda, ficaria fácil conhecer, então aproveitamos uma promoção da Ryanair para passar quatro noites em Edimburgo, capital do país.

Edimburgo é uma cidade fácil de conhecer, pois o centro histórico é relativamente pequeno e as atrações são próximas umas das outras. Dessa forma, como teríamos quatro dias inteiros na cidade, nosso planejamento foram de dois dias para Edimburgo e dois dias para passeios pelos arredores (mas dormimos todos os dias na capital). Compartilhamos com vocês nosso roteiro, que, claro, é só uma ideia para você se inspirar. Há muito o que se fazer próximo a Edimburgo e há várias excursões saindo diariamente da cidade. Com certeza, haverá alguma que vai chamar a sua atenção. Nós fizemos um dia de passeio com agência e um dia de passeio por conta própria.

Para Edimburgo, nós achamos que dois dias inteiros são adequados para conhecer a cidade. Mas os outros dois dias que tivemos deixaram em nós uma enorme vontade de explorar mais o país, explorando mais as Highlands, Inverness, Ilha de Skye e Glasgow, por exemplo. A Escócia é linda demais, gente!

Este post é apenas uma introdução. Vamos detalhar toda a viagem em novos posts. Fique ligado aqui no blog!

Roteiro de 4 dias inteiros na Escócia, sendo 2 dias em Edimburgo e 2 fazendo passeios pelos arredores da cidade.

Edimburgo é uma cidade linda!

Dia 1 – Castelo de Edimburgo e Museu Nacional na Escócia

Começamos o dia com a principal atração da cidade, o maravilhoso Castelo de Edimburgo. O castelo fica em uma posição privilegiada, no alto de uma rocha, destacando-se da paisagem. É na verdade um grande complexo, quase como uma cidadela, e nós passamos muito mais tempo por lá do que esperávamos (cerca de cinco horas!). É tanta coisa para falar sobre ele, que vamos escrever um post específico, mas por enquanto eu já adianto que: 1 – é realmente lindo e vale a pena visitar. 2 – o tempo de espera na fila para comprar ingresso, segundo o funcionário, era de 90 minutos, mas nós tínhamos em mãos o Explorer Pass (assunto de um próximo post, fiquem atentos!) e foi só chegar e entrar.

De lá, fomos caminhando pelo centro histórico até o Museu Nacional da Escócia (National Museum of Scotland), um museu gratuito, gigante e maravilhoso. Pelo horário, já sabíamos que não daria tempo de ver tudo o que queríamos, pois são sete andares de exposições. Então, fomos em algumas salas de ciências e deixamos para olhar o restante do que nos interessava no dia seguinte.

A ovelha Dolly (sim, o clone) exposta no National Museum of Scotland

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Dia 2 – Mais passeios por Edimburgo

Nesse dia, caminhamos uns 8 km (a gente gosta 😉 ).

Começamos pela Royal Mile, visitamos a Catedral de Santo Egídio (Saint Giles’ Cathedral), depois fomos até Carlton Hill, uma colina que compõe a parte da cidade que é tombada pela Unesco, com vários monumentos importantes e de onde se tem uma linda vista da cidade.

Royal Mile e a Catedral de Santo Egídio

Catedral de Santo Egídio

De lá, caminhamos mais um pouco até o Holyrood Palace, mas não o visitamos, pois queríamos terminar de ver algumas exposições no Museu Nacional, que fecha às 17h. Então, andamos mais pela Royal Mile e voltamos ao museu, onde ficamos por cerca de duas horas.

Holyrood Palace

Passamos pela estátua do cão Greyfriars Bobby, uma lenda escocesa, e terminamos o dia na Grassmarket, uma rua com vários restaurantes.

Grassmarket

Dia 3 – Passeio para West Highlands com a Timberbush Tours

Acordamos cedo e cheios de expectativas para o passeio por parte das famosas Highlands. Sairíamos às 9h15 do centro, em um tour com a empresa Timberbush Tours, mas às 8h45 já estávamos no ponto de encontro. Com muita organização, todos os turistas foram direcionados para seus ônibus (eram vários, pois a empresa oferece dezenas de passeios).

Temos muito para contar sobre esse dia, que envolveu visita a dois castelos, Doune (cenário da série Outlander, o qual também visitamos usando nosso Explorer Pass) e Inveraray, e parada no Lago Lomond, que não tem monstro, mas é o maior da Escócia. No próximo post daremos todos os detalhes sobre esse passeio.

Doune Castle

Inveraray Castle

Lago Lomond

Dia 4 – Castelo de Stirling

A gente queria muito visitar Stirling, pois havíamos lido que o castelo de lá era sensacional (de fato, é) e separamos esse dia para isso. Pegaríamos o trem, que para a poucos metros da nossa acomodação e chegaríamos lá em 50 minutos. Para nossa falta de sorte, justo nesse dia não teve trem para lá. Como o dia era para isso, resolvemos ir de busão, mas a viagem demorou 2 horas e 15 minutos! Pelo menos a paisagem era linda! Passamos 4 horas no castelo, visitamos cada cantinho e aproveitamos a vista, antes de encararmos a viagem de volta, que teve mais um perrenguezinho, sobre o qual contaremos no post específico sobre Stirling.

Stirling Castle, visto da rodovia

Stirling Castle

Onde ficamos

Alugamos um apartamento pelo Booking. Na verdade, é praticamente um hotel, só que sem café da manhã, sem ninguém para carregar suas malas (absolutamente não é um problema para nós) e sem recepcionista após 20h. Contudo, foi um lugar maravilhoso, confortabilíssimo e com uma mini cozinha com o básico necessário para cozinhar e economizar uns trocados. Falaremos em breve sobre o Palmerston Suítes, mas você pode conferir no Booking.

Uma outra opção é alugar pelo Airbnb. Utilize este voucher para ter 130 reais de desconto na sua primeira reserva.

Palmerston Suítes

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Agradecemos o apoio de Historic Environment Scotland, que nos forneceu os Explorer Passes, e à empresa Timberbush Tours. Tivemos, contudo, total autonomia para relatar nossa real experiência.