Mineiros na Estrada

Hospedagem em Santo Antônio do Pinhal: Pousada Il Villaggio


Como já dissemos nesse post aqui, há duas formas de se hospedar em Santo Antônio do Pinhal: no centro ou nas estradas. As pousadas das estradas, na parte mais rural da cidade, provavelmente proporcionam uma vista mais bonita, mas são longe do comércio e faz o hóspede sempre dependente de carro. As pousadas do centro permitem ir a pé a restaurantes e mercados. Nós optamos por ficar no centro. Daí os critérios foram preço, estacionamento e wi-fi.  Nossa escolha foi a Il Villaggio, pousada 11 de 27 no Tripadvisor, com 91,3% de avaliações ótimas ou excelentes, e com nota 9,2 no Booking.

Nossa avaliação é a seguinte:

Quarto e limpeza: A maioria dos quartos fica no prédio da recepção e foi em um desses que nós ficamos. O quarto é amplo, com cama king size, roupas de cama de qualidade, armário, frigobar (desabastecido, mas tem lojinha de conveniência na recepção), ventilador de teto, aquecedor, telefone, mesinha e duas banquetas. A TV é pequena, acredito que 24 polegadas, e não tem canais a cabo. O banheiro tem um bom tamanho e um ótimo chuveiro. Tudo estava muitíssimo limpo. Dois fatos, porém, devem ser considerados: o primeiro é que as janelas dos banheiros dão para o corredor e não há tratamento acústico. Assim, se a TV estiver desligada, a gente escuta até quando o vizinho está escovando os dentes. O outro fato é que as janelas dos quartos dão para a avenida que dá acesso à estrada que vai para Campos do Jordão. O barulho de caminhões incomoda se você quer dormir até mais tarde ou dormir durante a tarde. Os chalés parecem ser mais tranquilos, sendo um deles independente e outros dois conjugados.

Vista do quarto. Para a esquerda está o Centro e para a direita está a estrada para Campos do Jordão

Localização:  A pousada fica na continuação da avenida principal da cidade, bem perto da igreja matriz. O lado bom, como eu já disse, é que você não fica dependente de carro para ir a restaurantes e demais comércios, como mercados e farmácias. O ponto mais longe da avenida principal, onde ainda há comércio, está a apenas um quilômetro da pousada. Mas, se você procura uma pousada na montanha, essa não é sua opção – a pousada é na cidade e não tem uma vista bonita.

Atendimento: Devo confessar que a primeira impressão não foi boa. Chegamos sob chuva forte, carregando a mala para não passar com ela nas poças e segurando guarda­-chuva. A recepção fica bem em frente à porta de entrada tipo uns cinco passos de distância, se for isso tudo. O rapaz que lá estava ficou apenas olhando e não foi sequer abrir a porta para nós. Tivemos que colocar as malas na calçada para abrir a porta. A outra moça que trabalhava na recepção era muito simpática. As meninas da cozinha são muito educadas e prestativas.

Recepção

Café da manhã: Servido de 8 às 11h. Não era bem um banquete, no sentido de ter muita variedade, mas tudo o que tinha estava delicioso. Havia alguns tipos de pães, queijos, presunto, blanquet de peru, café, chás, leite quente e frio, iogurte, mamão, melão e salada de frutas. Os pontos positivos para mim foram: suco natural de laranja feito na hora, pão de queijo quentinho e dois bolos diferentes a cada dia. Além disso, tudo era constantemente reposto, então parece que ninguém ficava sem algum item se resolvesse tomar café mais tarde.

Wi-fi: funcionou pouquíssimo tempo e com sinal muito ruim.

Estacionamento: Fica na calçada da pousada e é descoberto. Se a pousada estiver com lotação completa, não terá vaga para todos e alguns terão que parar na rua.

Outras comodidades: Loja de conveniência. Elevador. Há um pequeno jardim onde bate sol o dia todo. Não é um lugar silencioso, dada a proximidade com a avenida.

Reserva: Pelo BookingO site não cobra taxa de reserva e permite cancelamento gratuito, na maioria dos casos. Caso você opte por usar esse sistema, utilize os links do nosso site. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma comissão de mais ou menos 1%. É pouquinho, mas já ajuda a gente a manter o site.

Forma de pagamento: dinheiro ou cartão

Check-in e check-out: 14h e 12h, respectivamente.

No geral: Gostamos bastante e nos hospedaríamos novamente, em baixa temporada, para não ter que ficar preocupando sobre onde deixar o carro.



Pousada Il Villaggio
Av. Antonio Joaquim de Oliveira, 220 – Centro
Santo Antônio do Pinhal – SP
Tel.: (12) 3666-1300
Site oficial



Booking.com