Mineiros na Estrada

A Festa do Pastel de Angu de Itabirito


(Em 2019, a Festa será no dia 21/09, na Praça da Estação).

Se você já veio a Minas Gerais, especialmente à região do Circuito do Ouro, já deve ter ouvido falar, ou mesmo experimentado, o pastel de angu. Superfamoso aqui no estado, o pastel é feito com uma massinha de angu, crocante por fora e macia por dentro, e recheada com ingredientes diversos.

Já comemos muitos pastéis de angu por aí, mas ainda não havíamos provado um fresquinho em Itabirito, a terra do pastel de angu. A gente adora um festival gastronômico (já leu sobre o do biscoito e o da jabuticaba?) e sabíamos que existia uma festa de pastel de angu em Itabirito. Ficamos, então, vigiando a data – que só descobrimos meio por acaso – , e partimos no último sábado (16/09) para a Feira Gastronômica do Pastel de Angu (popularmente, Festa do Pastel de Angu).

Leia também:

A festa do café com biscoito de São Tiago (MG)

O delicioso Festival de Jabuticaba de Sabará

O Pastel de Angu de Itabirito

Acredita-se que o pastel de angu tenha sido criado por pessoas escravizadas que viviam na região, aproveitando a sobra do angu, que era a sua principal refeição. Faziam um guisado com umbigo de banana e restos de carne, recheavam a massa e fritavam em banha de porco. A iguaria resistiu ao tempo, ganhou fama e hoje atrai turistas. O danado do pastel é tão bom e tão procurado que seu modo de fazer hoje é bem imaterial.  Desde o ano 2000 uma feira gastronômica só de pastel de angu é realizada na cidade, todos os anos.

Pastéis de angu sendo fritos em uma das barracas

A Festa do Pastel de Angu

O espaço da festa é montado ao ar livre, na Praça da Estação de Itabirito. Havia 10 barracas de pastel, todas com produtores locais, um estande de cachaça, um de lembranças e um do Centro de Referência e Informações Turísticas (CRIT) do Município.

Praça da Estação de Itabirito

Cadeiras e mesas foram espalhadas, mas a galera se amontoou mesmo em um mesmo espaço, à sombra. Um palco também foi montado para receber três shows no período noturno.

Comecinho da festa

Visitantes começam a chegar

A festa começou às 15h, com a venda dos pastéis, mas às 16h30 já teve a primeira atração, uma apresentação teatral do Atelier de Artes Integradas.

Apresentação teatral

Além das barraquinhas, do teatro e dos shows, houve três oficinas do modo de fazer pastel de angu – as inscrições deveriam ser feitas no estande do CRIT.

Agora, falando do motivo da festa: os pasteis de angu. Fomos em cinco pessoas e tentamos diversificar entre as 10 barracas. Além do tradicional recheio de umbigo de banana, tem também de queijo, carne, frango e até torresmo com bacon e alho poró com queijo. São tantos sabores que dá vontade de experimentar um de cada e é uma pena que não tenham porções com pasteizinhos pequenos e sabores sortidos.

Não teve pastel ruim, pelo contrário, todos estavam muito gostosos e fizeram mesmo jus à fama que têm. Mas o campeão foi o da barraca da Adriana, tanto em gostosura, quanto em tamanho – era bitelo!

A barraca da Adriana

Pastéis de angu da Adriana

Quanto aos valores, os preços dos pastéis e bebidas (água, refrigerante, suco e cerveja) eram tabelados nas 10 barracas. O que vai diferenciar é a variedade de sabores, o tamanho e o tempero.

Nós amamos e já estamos ansiosos por outras festas!

Como chegar em Itabirito

Itabirito fica a 57 km de Belo Horizonte (cerca de 1 hora de carro). Pegue a BR 356, sentido Ouro Preto e siga as placas para entrar na cidade. Veja a localização aqui. De ônibus, a Santafé faz o percurso em 1 hora e 30 minutos, saindo da rodoviária de Belo Horizonte.

Leia também: Nostalgia e quinquilharias no Museu Jeca Tatu

 Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser