Página inicial / Acre / Visita guiada ao Palácio Rio Branco, no Acre

Visita guiada ao Palácio Rio Branco, no Acre


Palácios de Governo são um ótimo lugar para aprendermos sobre História. O Palácio Rio Branco, sede do governo do Acre, é aberto à visitação pública e tem visita guiada. Fica bem no Centro, pertinho pertinho do Mercado Velho.

É um prédio muito bonito que demorou uns vinte anos para ficar pronto. Começou a ser construído na década de 1920, foi inaugurado inacabado nos anos 30 e só concluído em 1948. É inspirado em construções gregas, com várias colunas na fachada.  No pátio, vemos o Obelisco dos Heróis da Revolução, monumento em homenagem aos que combateram na Revolução Acreana*, a que culminou na anexação do Acre ao território brasileiro.

Durante os anos 1990, o palácio foi praticamente abandonado. Muitos dos móveis antigos foram distribuídos entre prédios públicos, alguns se deterioraram e outros tantos sumiram. Em 2002, o prédio passou por uma revitalização e virou um belo museu.

São dois andares, sendo que a parte superior é usada pelo governador. O primeiro piso é dividido em várias salas, contando as fases da História do Acre.

Um dos lustres do Palácio Rio Branco

Um dos lustres do Palácio Rio Branco

Na sala “História do Povoamento”, fala-se sobre os povos indígenas. Antigamente, havia mais de 50 etnias no Estado, mas, infelizmente, a maioria foi exterminada. Hoje, estima-se que há apenas 16! Dezesseis fotografias, então, representam cada uma dessas etnias. Nessa sala há também indumentárias, instrumentos musicais e outros objetos confeccionados pelos índios. São tão diferentes entre si, que dá para notar como cada aldeia tem sua identidade.

palacio rio branco

Na sala “Uma terra de muitos povos” é mostrada a miscigenação dos povos. O período de povoamento do Acre foi marcado pela forte presença nordestina, mas, também, pela chegada de alguns imigrantes espanhóis, portugueses, italianos, sírios e libaneses. Aqui ouvimos depoimentos de pessoas que foram para o Acre em busca de melhores condições de vida, sobretudo durante o Ciclo da Borracha.

Outra sala que visitamos foi a “História do Palácio”, que mostra objetos e utensílios utilizados na época, bem como fotos da construção. A primeira sede do governo era toda em madeira. Aí chegou um governador nomeado no final da década de 1920 e achou aquele palácio um horror. Mandou derrubar tudo e construir um palácio de alvenaria, com arquitetura europeia. Contratou até um arquiteto alemão. Foi um grande avanço para a época e um marco na modernização do Estado, pois quase todas as construções até então eram de madeira. Em 1940, o piso superior funcionava como moradia do governador e o inferior era a sede administrativa.

Passamos para a sala “Tratado de Petrópolis”, onde são narradas as lutas para que o Acre pertencesse ao Brasil. A História é muito longa e não é o objetivo aqui contá-la, mas o que digo é que depois de muita discussão, muitos tratados e algumas revoluções, o Brasil comprou o Acre da Bolívia por dois milhões de libras esterlinas e parcelou de duas vezes.

Antiga bandeira do Acre

Antiga bandeira do Acre

A próxima sala é a “Em defesa da floresta”, onde a história é contada a partir dos anos 70 do século passado. Queria-se implantar e desenvolver a pecuária no Estado, mas, para isso, seria preciso desmatar a Floresta Amazônica para se criar os pastos. Os seringueiros começaram, então a se mobilizar. Faziam os chamados empates: quando a galera da pecuária vinha com as motosserras para derrubarem as árvores, eles se colocavam à frente delas para evitar que isso acontecesse. Tudo de maneira pacífica – os seringueiros não usavam armas. Até que o líder do sindicato dos seringueiros foi assassinado. Chico Mendes assume seu lugar e o resto da história você já sabe, foi covardemente assassinado. Chico é considerado o maior defensor da Floresta Amazônica e  sua luta é reconhecida no mundo todo.

palacio rio branco acre

Ao irmos para o segundo andar (onde não é permitido fotografar), vemos um enorme óleo sobre tela, com oito metros de altura, retratando uma batalha da Revolução Acreana. A obra é do artista Sansão Pereira, acreano de Xapuri.

No piso superior, só fomos em alguns ambientes, como o Salão Dom Pedro, que é usado para receber autoridades em solenidades, e o Salão Nobre, usado em solenidades e reuniões, e que tem o forro original de 1940.

Fachada posterior do Palácio Rio Branco

Fachada posterior do Palácio Rio Branco

Palácio Rio Branco
Praça Eurico Dutra, entre o Memorial dos Autonomistas e a Praça dos Povos da Floresta.
Horário de Visitação: terça a sexta de 8h às 18h; sábados, domingos e feriados: 16h às 21h.
Entrada franca 

(*De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, o gentílico deve ser escrito com /i/ – acriano. Contudo, a Academia Acreana de Letras não reconhece tal forma, alegando que ela quebra a identidade do povo. Por essa razão, manterei a maneira como usam – com /e/.)


Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

4 comentários em “Visita guiada ao Palácio Rio Branco, no Acre

  1. Pingback: Visita ao Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis - Mineiros na estrada

  2. Pingback: O que fazer em Rio Branco – o meu roteiro - Mineiros na estrada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! Você receberá um e-mail por mês com a relação dos posts publicados.
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA