Página inicial / Europa / Onde comer em Roma: dica de restaurante perto da Piazza Navona

Onde comer em Roma: dica de restaurante perto da Piazza Navona

Era meio-dia e estávamos nós na Piazza Navona. A fome já dava sinais e a Gê começava a ficar mal-humorada. Hora de procurar um lugar para comer. Na praça há vários restaurantes do tipo “turistão”, muitos funcionários abordando a gente e oferecendo comida, mas escapulimos de todos eles.

Piazza Navona, Roma
Piazza Navona

Conseguimos uma conexão com a internet e achamos a indicação de um restaurante barato, por meio de um post do blog Vou para Roma. Olhamos o endereço e vimos que ele ficava ao lado da Piazza Navona, então fomos lá.

No meio do caminho, passamos na porta de um pequeno restaurante chamado “Bar Senato”. Havia algumas mesinhas na rua e algumas na parte interna e uma simpática senhora na porta. Pensamos: “se der algo errado com o outro restaurante, vamos nesse mesmo”.

Não deu outra. Chegamos ao endereço que vimos no Google Maps e o restaurante que havia lá estava fechado. Na hora voltamos ao “Bar Senato”. Mineiros desconfiados que somos, sempre olhamos as avaliações no TripAdvisor e no Google, mas dessa vez, a fome estava apertando e a gente foi com a cara do lugar e também do cardápio, que mostrava preços relativamente baixos (em comparação com os outros restaurantes) e estava vazio, o que significava que não teríamos que aguardar uma eternidade para sermos atendidos.

Bar Senato, próximo à Piazza Navona, Roma
Fachada do Bar Senato

A senhora que estava à porta nos encaminhou à parte interna do restaurante e nos colocou em uma mesa de dois lugares. Gentilmente, ainda puxou a cadeira para sentarmos.

Em seguida, nos explicou alguns itens do cardápio e recomendou os pratos rápidos. A gente escolheu uma opção que dava direito a uma massa, um copo de refrigerante e uma bruschetta de entrada. Esse combo custava 8,90 euros por pessoa.

A Gê escolheu um nhoque 4 queijos e eu, um espaguete carbonara.

A bruschetta chegou, tinha um bom tamanho e fartura de tomate, azeite, sal e algumas azeitonas pretas. Estávamos com fome, então, até eu que não gosto de tomate comi e fiquei feliz.

Brusqueta Bar Senato Roma
Brusqueta

Enquanto aguardávamos, vimos vários locais chegando, pegando um café ou pedindo algum prato para levar. E não vimos grande movimentação de turistas.

Ah, e no cardápio estava escrito que o restaurante existe desde 1984, o que nos chamou a atenção, também.

Quando os pratos chegaram, devo admitir, achei as porções pequenas. Na minha primeira garfada com os olhos, fiquei um pouco triste. Mas os pratos pareciam  apetitosos e estavam quentinhos!

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

A Gê gostou do nhoque dela, mas disse que não foi o melhor que já comeu. E, apesar de ter achado a porção pequena, ela ainda largou uma parte no prato.

Nhoque Bar Senato
Nhoque

Eu preciso confessar: foi o melhor macarrão carbonara que já comi, e olha que, mesmo dentro da Europa e também em restaurantes no Brasil, eu já comi dezenas de pratos desses. Não foi o melhor em termos de quantidade, mas sim em termos de sabor, tempero e todo o restante. Eu comi e queria mais, quase lambi o prato.

Espaguete à carbonara Bar Senato Roma
Espaguete à carbonara

Mas, como não podia lamber, eu comi o restante do nhoque da Gê. Estava gostoso, mas não tanto quanto o meu espaguete carbonara. E olha que não sou fã de nhoque.

Enquanto eu tentava raspar o molho do nhoque com o garfo, a senhora que estava nos atendendo viu minha lambança e me ofereceu uma colher, o que foi ótimo, pois eu não só raspei o restante do prato da Gê, como voltei no meu, já frio, e raspei o restante do molho que estava lá. Não gosto de desperdiçar comida, ainda mais em euro.

Com eu ainda não estava cheio, decidi pedir sobremesa (coisa que não costumo muito fazer). Pedi uma torta Sacher (depois descobri que é especialidade da Áustria, mas dane-se). A fatia era grande e eles serviram com dois garfinhos. A Gê experimentou, mas não comeu muito, graças a Deus. Eu devorei o resto e gostei muito.

Torta Sacher Bar Senato Roma
Torta Sacher

Uma observação que precisa ser feita: eles aceitam somente pagamento em dinheiro, mas não cobram o “coperto”. Porém, se você pede itens do cardápio para levar embora, eles têm um preço (são mais baratos), e se for comer no restaurante, eles são mais caros. Por exemplo, o preço da torta no balcão era 3,50, mas nós pagamos 4,50 euros, porque comemos no local.

Bom, resumo da brincadeira:

Pedido da Gê: 8,90
Pedido do Guto: 8,90
Torta: 4,50
Subtotal: 22,30
Gorjeta: 2,70
Total: 25 euricos

Se você converte o valor, vai ver que é caro pra caramba, ao menos para o padrão do que costumamos e estamos dispostos a pagar por um prato de macarrão em Belo Horizonte. Porém, para os padrões de Roma, 25 euros para um almoço para duas pessoas é um valor muito bom!

Vale ressaltar que o local é extremamente simples. Se você buscar requinte, glamour e sofisticação, esse não é o lugar. Mas, se quer comidinha gostosa, preço justo, atendimento simpático e comer com os locais, fica a dica de um restaurante perto da Piazza Navona!

Bar Senato
Corso del Rinascimento, 67 – Roma

Leia também: Onde ficar em Roma: Dica de hospedagem boa e barata

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Dica de restaurante perto da Piazza Navona, em Roma. Lugar simples, frequentado pelos locais, com boa comida e preço baixo.