Mineiros na Estrada

Itabirito: Quinquilharias e nostalgia no Museu Jeca Tatu


Eu não sabia para onde olhar! Tinha tanta coisa, tantos objetos variados que, em um primeiro momento, fiquei até meio perdida quando entrei no Museu Jeca Tatu, que fica em Itabirito, caminho para Ouro Preto.

É um museu de quinquilharias, com objetos que vão desde o começo do século passado até poucos anos atrás.

Há coisas por todos os lados: no chão, em mesas, nas paredes, nas colunas, no teto. É preciso tempo para olhar tudo com calma e se deixar perder entre tantas lembranças e descobertas.

Você vai sentir aquela nostalgia ao ver garrafas de refrigerante como o Pop laranja ou o Guaraná Brahma. Vai ter aquela lembrança gostosa e saudosa da geladeira redondona da casa da sua avó.Ou vai descobrir que um objeto que você usou há cinco ou dez anos já está ali, peça de museu.

Os amantes de música vão ficar admirados com a quantidade de vinis pendurados no teto, dentro de caixas e até mesmo fazendo a trilha sonora, tocando uma vitrola. E tem desde Adoniran Barbosa, passando por Beatles, Elvis, Luiz Caldas, até Balão Mágico e Sandy & Júnior.

Devo confessar, porém, que a primeira impressão era a de que estava em um depósito de tralhas. Mas, depois, olhando com calma, comecei até a gostar dessa desorganização. Embora os objetos não estejam dispostos em prateleiras e vitrines, como na grande maioria dos museus, eles estão um pouco setorizados. Entretanto, me deu um pouco de agonia porque em alguma partes parece aquelas casas de acumuladores que a gente vê nos documentários da TV: é tanta coisa colocada aleatoriamente que não dá nem para espanar e alguns objetos estão com camadas grossas de pó, com aranhas bitelas fazendo suas teias. A parte da numismática foi a que mais me deu dó, porque as cédulas antiquíssimas estão fixadas à cerca de madeira com tachinhas de metal e, como não estão protegidas, começam a ser comidas por traças, ou sei lá por qual bichinho.

Mas são só minhas impressões, afinal de contas, o museu tem um curador.

Ali no Jeca Tatu funciona também um restaurante. Dizem que o pastel de angu é maravilhoso, mas não provamos porque estávamos indo justamente para a Festa do Pastel de Angu, que acontece anualmente em Itabirito.

Leia também: A Festa do Pastel de Angu de Itabirito

Restaurante Jeca Tatu

Mas, fica para a próxima ida para Ouro Preto, já que o Jeca Tatu fica bem no caminho.

Funcionam ali também um atelier de arte com sucata, um cinema com capacidade para 300 pessoas e uma biblioteca, esta dentro de um antigo ônibus escolar.

Biblioteca Jeca Tatu

Como chegar

Itabirito fica a 57 km de Belo Horizonte (cerca de 1 hora de carro). Pegue a BR 356, sentido Ouro Preto.

 Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser