Mineiros na Estrada

Museu Histórico Abílio Barreto, um casarão dos tempos do Curral del Rei


Andando por Belo Horizonte, você tem a agradável possibilidade de se de deparar com um belo casarão histórico, em meio aos prédios modernos da capital. Melhor do que isso, pode conhecê-lo por dentro – e de graça!

Trata-se do Museu Histórico Abílio Barreto, praticamente um Arquivo Histórico de Belo Horizonte. Quando a capital mineira foi planejada, no final do século XIX, as construções do que então era o Curral del Rey foram desapropriadas e demolidas, sendo este casarão o único que ficou de pé.

Portanto, é um ícone de grande importância para os belorizontinos, por ser a única edificação remanescente pré-capital.

O museu foi fundado em 1943 com o nome de Museu Histórico de Belo Horizonte, mas mudou o nome para Museu Histórico Abílio Barreto em 1967, para homenagear o jornalista e escritor que, ainda na década de 1930, começou a reunir o acervo. O casarão, que hoje é tombado pelo Iphan, pertencia à Fazenda do Leitão e é datado de 1883.

Também há uma outra construção anexa, mais moderna, que abriga parte do acervo e exposições temporárias.

O acervo

No total, são mais de 70 mil itens, entre fotografias, livros, arquivos de áudio e objetos. Claro que nem tudo está exposto, mas é possível consultar alguns desses documentos mediante agendamento prévio.

Em exposição permanente, há objetos de época, mobília, utensílios domésticos, fragmentos de importantes edificações da cidade, o primeiro cofre utilizado pela prefeitura, peças de vestuário, placas de ruas e terríveis objetos do tempo da escravidão.

Também há muitas fotografias antigas, datadas desde 1894 e o jornal A Capital, publicado em 12 de dezembro de 1897, data da inauguração de Belo Horizonte.

Fotos antigas da capital

Maquete do Curral del Rei

Do lado externo, vemos um bonde com propagandas muito legais em seu interior, um coche e uma locomotiva.

Bonde exposto na área externa

Propagandas no interior do bonde: Biotônico Fontoura é antigo pra caramba

Propagandas no interior do bonde – muito legal ver a linguagem empregada

Locomotiva na área externa

Museu Histórico Abílio Barreto

Endereço: Avenida Prudente de Morais, 202
Clique aqui para ver a localização
Telefone: 31 3277-8573
Site oficial

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: