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Museu da Vale, em Vila Velha: a História da Estrada de Ferro Vitória-Minas


A Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) evoca em mim doces memórias afetivas. Foi de trem que eu fiz as melhores viagens em família, com tios, primos, irmãos, mãe e avós, para Resplendor, até minha adolescência. Aliás, é de trem que os meus avós ainda vão para lá.

Cresci ouvindo várias histórias da minha mãe, como sobre as vezes que ela vinha de trem para Belo Horizonte com o meu avô, para fazer tratamento de saúde. Ou de quando ia, também de trem, passar férias na casa de sua amiga, em Vitória, quando adolescente.

Por isso eu queria muito visitar o Museu Vale, que funciona onde era a estação final da Estrada de Ferro Vitória-Minas, a Estação Pedro Nolasco. Atualmente, a estação final fica em Cariacica, não muito longe dali.

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O Museu

O Museu foi inaugurado em 1998 e conta a história da EFVM. Funciona em um prédio de 1927, onde era a estação ferroviária. Até 1935 chamava-se Estação São Carlos, mudando de nome para Pedro Nolasco para homenagear o engenheiro responsável pela EFVM. Neste prédio, são três pavimentos, mas há também um galpão anexo, que era usado como armazém de carga e hoje abriga exposições temporárias. Quando fui, porém, o galpão estava fechado.

O Museu Vale funciona na antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco, em Vila Velha (ES) e conta a história da Estrada de Ferro Vitória-Minas.

Logo na entrada está exposta uma bela locomotiva a vapor, a Maria-Fumaça, fabricada na Filadélfia na década de 1940. Era cedinho, meio de semana, e não havia ninguém além dos funcionários por ali. Tive o museu só para mim e só quando eu estava indo embora é que chegaram outras pessoas.

Maria Fumaça em exposição no Museu Vale, em Vila Velha, Espírito Santo. O museu conta a história da Estrada de Ferro Vitória-Minas.

Fui direto à recepção para perguntar como era a visitação e fui informada que há um audioguia gratuito, que orienta o passeio. Basta assinar um termo de responsabilidade e você pode usar o aparelho. Eu achei indispensável. Sem ele, não saberia nem por onde começar a visita e também não saberia que pode entrar no carro de passageiros e subir na cabine do maquinista da locomotiva.

A visita audioguiada começa ali fora, com explicações sobre o funcionamento da maria-fumaça. Obedeci direitinho as orientações e subi na cabine do maquinista.  Superlegal!

Depois, fui para o carro de passageiros e fiquei sentadinha ali no banco de madeira ouvindo atentamente as histórias do meu áudio.

Interior do carro de passageiros do trem exposto no Museu Vale, em Vila Velha.

Ainda na parte externa está o trolley, um carrinho de transporte de funcionários e equipamentos, que era movido “no muque” sobre os trilhos.

Continuei agora pelo interior do prédio, no primeiro piso, onde há três salas: a da Construção, a da Manutenção e a das Estações.

Na Sala da Construção é mostrado como se deu o início da Ferrovia, em 1903. A construção da estrada de ferro começou ali onde é o museu e foi em direção ao interior do continente, tendo surgido da necessidade de escoar produtos, como café. Estão expostos equipamentos que os topógrafos usavam no começo do século passado.

Antigos equipamentos usados na cosntrução da Estrada de Ferro Vitória-Minas, expostos no Museu Vale.

A única coisa que eu não gostei em todo o museu foi a forma como eles colocam os índios. A estrada de ferro cortava lugares que eram ocupados por diversas tribos indígenas e, claro, que ninguém vai gostar de ver suas terras sendo invadidas e sua casa sendo derrubada. Mas o audioguia diz que a ferrovia “encontrou muita resistência dos índios”, que “não entendiam o progresso e eram violentos”. Claro, os errados eram eles por defenderem suas terras, né? 

Estão expostas também ferramentas usadas tanto na construção, quanto ainda hoje na manutenção da ferrovia. Nesta sala também há uma sacada, com uma vista bonita da baía. No momento da minha visita ela estava interditada.

Sacada do Museu Vale, em Vila Velha, ES.

Sacada do Museu

A Sala das Estações é superinteressante. Cheia de objetos antigos e decorada com elementos da própria ferrovia, como molas, pistões, dormentes e trilhos. Fotos em preto e branco retratam as estações desde a primeira metade do século passado, incluindo a finada Estação de Itueta, submersa para a construção de uma hidroelétrica.

Objetos expostos na Sala das Estações, no Museu Vale, em Vila Velha. Objetos expostos na Sala das Estações, no Museu Vale, em Vila Velha. Objetos expostos na Sala das Estações, no Museu Vale, em Vila Velha.

Telégrafo usado nas antigas estações da Estrada de Ferro Vitória-Minas, exposto no Museu Vale.

Telégrafo

A Sala da Manutenção mostra objetos, ferramentas e equipamentos usados para essa função.

Placas para manutenção da Estrada de Ferro Vitória-Minas, expostas no Museu Vale, em Vila Velha.

Placas usadas ainda hoje

Equipamentos usados na manutenção da Estrada de Ferro Vitória-Minas, expostos no Museu Vale, em Vila Velha (ES), na antiga estação Pedro Nolasco.

No pavimento seguinte, está um painel interativo que mostra um pouco sobre o escoamento do minério de ferro pela ferrovia.

Painel interativo explica como se dá o escoamento de minério pela Estrada de Ferro Vitória-Minas

Painel interativo

E, por fim, há uma maquete ferroviária, que é a maior do gênero do país, com 34 metros quadrados. É encantadora! São 101 metros de trilhos, por onde correm trenzinhos de carga. Estão na maquete empresas, pessoas, árvores, casinhas, postes e sinalização ferroviária.

Maior maquete ferroviária do país, exposta no Museu Vale, em Vila Velha (ES).

Maquete

Maior maquete ferroviária do país, exposta no Museu Vale, em Vila Velha (ES). Maior maquete ferroviária do país, exposta no Museu Vale, em Vila Velha (ES). Maior maquete ferroviária do país, exposta no Museu Vale, em Vila Velha (ES).

O café

No final da minha visita, eu fui conhecer o café museu e acabei almoçando por lá. A comida é simples, mas muito gostosa, a um preço muito bom: R$ 35,90 o quilo. Também servem lanches e pratos a la carte.

Almoço servido no Café do Museu Vale, em Vila Velha (ES).Almoço servido no Café do Museu Vale, em Vila Velha (ES).

Como chegar

Já tinha ouvido muita gente reclamar que o acesso ao museu é bem complicadinho, pela falta de sinalização. Eu fui de Uber e o GPS indicou certinho. Na volta que parece que o motorista que foi me buscar se embananou um pouco, mas deu tudo certo.

No site do museu há explicações para quem vai de carro e ônibus.

Museu Vale

Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n – Argolas – Vila Velha –  Telefone: 55 (27) 3333-2484
Entrada gratuita
Confira horário de funcionamento do museu e café no site oficial

O Museu Vale funciona na antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco, em Vila Velha (ES) e conta a história da Estrada de Ferro Vitória-Minas.

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