Mineiros na Estrada

Museu da Amazônia: caminhando pela Floresta em Manaus

Já que eu ia a Manaus, eu tinha que pisar na Floresta Amazônica. Na minha ida a Rio Branco, não tive a oportunidade de pisar na floresta original, só em área de reflorestamento.

Eu queria a floresta de verdade. Pesquisei e descobri o MUSA, Museu da Amazônia, que é uma área aberta ao público na floresta original. Supimpa! Ali eu poderia andar na floresta e subir em uma torre de 42 metros de altura para contemplar o tapetão verde.

O problema era a distância. Bem longe do Centro, descobri que o táxi ficaria entre R$80,00 e R$100,00. Mas há ônibus que param na porta. Como estávamos perto da av. Getúlio Vargas, pegamos o 448 e descemos em frente ao MUSA.

Você descobre as outras linhas aqui

O ônibus rodou bastante e para falar a verdade, eu até achei legal, pois deu para ver outros bairros da cidade. Passamos pela Arena da Amazônia e pelo Distrito Industrial e chegamos ao nosso destino com uma hora. Era fim de semana e o trânsito estava livre. No meio da semana, a estimativa é de 90 minutos para ir do centro até o museu.

Olhem a vista área. O MUSA está na periferia da cidade, bem na porta de entrada da floresta firme (na floresta alagada nós fomos também e já contamos aqui). Eu iria entrar na Amazônia de verdade!

Chegando lá assinamos o livro de visitas na portaria e fomos encaminhados para um tenda, onde compramos os ingressos. Por R$30,00 a inteira podemos fazer tudo o que o MUSA oferece (nos fins de semana. Meio de semana é mais barato, veja no fim do post). Se não quiser subir na torre, paga-se menos.

Ali na tenda, você já agenda o horário da trilha e da torre e recebe uma pulseira de identificação com o horário combinado. No dia em que fomos estava tranquilo, mas se for época de temporada, é bom agendar logo.

Enquanto o horário marcado não chega, podemos olhar as exposições da vez. Uma era na tenda da entrada, e não me lembro mais o nome, mas havia pedaços de cerâmica indígena, animais de madeira e duas folhas gigantes de Sterculia excelsa.

A outra era em uma grande maloca e se chamava Peixe e Gente, com vários objetos feitos pelos índios, muitos deles relacionados à pesca. Animais pendurados no teto ilustravam painéis.

Maloca

Falando em painéis, alguns mostravam lendas da região, como a estranhíssima lenda do Diabo sem cu. É isso mesmo que você leu.

Clique nas fotos abaixo para ler a lenda completa.

Do lado de fora da maloca havia também vários tipos de cipó e de bambu e outros instrumentos feitos por índios.

Em duas estufas atrás da maloca funcionam um bromeliário e um orquidário.

Na hora combinada, o ótimo guia Rodrigo chegou para nos buscar. Durante a caminhada na floresta, ele vai dando explicações sobre fauna e flora.

Teia de aranha fantástica

A segunda parte foi a subida à torre. Esqueci quantos degraus são, mas são 42 metros! Há duas paradinhas intermediárias para um breve descanso antes de chegarmos ao topo, a parada final. Lá de cima, temos uma vista espetacular. De um lado, o verde some de vista. Vimos uma chuva se formar ao longe e ser levada pelo vento. Do outro lado, vemos a cidade por trás das árvores.

Vista lá de baixo

Paradinha para descansar

Vista lá do alto

Voltamos pela mata até o serpentário. São dois viveiros maiores com cobras adultas. Em uma casa, vários viveiros com cobras pequenas.

Passamos por um aquário com grandes e bonitos peixes e depois fomos para um lago com vitórias-régias.

Mesmo sendo longe, estando muito calor e nós já termos chegado ao local suados, o passeio vale muito a pena. É muito interessante e muito emocionante você pensar que está andando em meio às árvores da maior floresta tropical do mundo.

Vá com roupas leves e com calçados fechados. É recomendado também não usar roupas de cores berrantes, que possam interferir de algum modo na tranquilidade do ambiente.

MUSA – Museu da Amazônia
Site oficial: www.museudaamazonia.org.br
Avenida Margarita (antiga Uirapuru), s/nº, bairro Cidade de Deus, Manaus – AM
Telefone: (92) 3582-3188
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h (o portão de entrada fecha às 16h)

INGRESSOS: (inclui visitas guiadas a trilhas,viveiros experimentais e exposições)
Terça-feira (exceto feriado): grátis
Quarta a sexta-feira (exceto feriado) R$ 8,00 inteira – R$ 4,00 meia
Sábado, domingo e feriado R$ 10,00 inteira – R$ 5,00 meia

INGRESSO + SUBIDA NA TORRE
Terça-feira (exceto feriado) R$ 16,00 inteira – R$ 8,00 meia-entrada
Quarta a sexta-feira (exceto feriado) R$ 24,00 inteira – R$ 12,00 meia-entrada
Sábado, domingo e feriado R$ 30,00 inteira – R$ 15,00 meia-entrada

Idosos e estudantes pagam meia