Mineiros na Estrada

Itaimbezinho ou Fortaleza? Qual cânion visitar se você só tem um dia em Cambará do Sul?


Já contamos como é visitar os Cânions Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra, e o Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral. Os dois são extremamente belos, as paisagens são diferentes e os passeios não são repetitivos.

Mas, suponhamos que você só possa ir a um deles. Qual escolher?

Se você tiver um dia inteiro na cidade, saiba que as agências fazem os dois passeios em um só dia, sendo um pela manhã e outro à tarde. Porém, é naquele esquema vapt-vupt que eu já relatei nos dois posts, que, inclusive, você deve ler antes de prosseguir neste.

Cânion do Itaimbezinho: tudo para você organizar o seu passeio

Cânion Fortaleza: tudo para você organizar o seu passeio

Muita gente faz um bate-volta partindo de Gramado – são 125 km, que são percorridos em, aproximadamente, duas horas. Se você fará isso ou, por qualquer outro motivo, só ficará um dia lá em Cambará do Sul, e não quiser fazer o dois passeios bem aceleradinhos, precisa pensar qual cânion/parque tem mais a ver com você.

Minhas sugestões abaixo são baseadas na minha achologia, nas minhas impressões sobre os parques e, lógico, não são verdade absoluta.

Está gostando do blog? Curta nossa página no Facebook!

As trilhas Cotovelo e Vértice do Parque Nacional de Aparados da Serra (o do Itaimbezinho) são bem mais fáceis do que as do Fortaleza. Além disso, são bem delimitadas e há cercas de proteção em todos os mirantes. Portanto, sugiro que você opte pelo primeiro, o Aparados da Serra, se:

1 – você ou alguém do seu grupo tem dificuldade de locomoção;

2 – estiver com criança;

3 – você é completamente sedentário e nunca fez uma caminhadinha na vida: apesar de serem, no mínimo, seis quilômetros, a trilha é praticamente plana, ou com pouquíssima inclinação, ao contrário do Fortaleza, cuja trilha é íngreme, esburacada e escorregadia.

4 – você não tem experiência com trilhas, mas não quer ir com agência: as trilhas são autoguiadas e sinalizadas. Não tem como errar. Tranquilíssimo de ir sozinho. (Isso nas trilhas com entrada por Cambará do Sul – Cotovelo e Vértice)

Cânion Itaimbezinho

Em compensação, eu achei o Cânion Fortaleza ainda mais bonito. Olhe as fotos nos outros dois posts já mencionados e veja se concorda comigo. Se sim, e se já tem certa experiência ou não é um sedentário, vá ao Parque Nacional da Serra Geral. Falta sinalização, mas, com atenção, dá para fazer as trilhas mesmo sem ser um expert. Só tome cuidado nos mirantes, pois faltam cercas de proteção. Agora, se você não é tão experiente assim, mas faz questão de ir com um guia, voto nesse parque também.

Uma outra razão para escolher visitar o Serra Geral é se você está a fim de gastar zero reais para entrar no parque. Ao contrário do Aparados da Serra, que cobra taxa de visitação, o Serra Geral é grátis.

Cânion Fortaleza

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:



Booking.com