Página inicial / Europa / Paris: Dicas para visitar o Museu do Louvre

Paris: Dicas para visitar o Museu do Louvre



O Louvre é maior e mais visitado museu do mundo! São mais de 35 mil objetos espalhados em 400 salas, 10 mil degraus e 14,5 quilômetros de corredores! Além disso, o museu abriga obras valiosíssimas, com a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Com tanta grandiosidade, é imprescindível ter um mínimo de planejamento para visitar o Museu do Louvre. Quase sempre ele vai estar cheio, mas dá, sim, para evitar um pouco a multidão.

Sabia que o Seguro Viagem é altamente recomendável para viajar para a Europa?
Cote aqui e viaje protegido. Use o cupom MINEIROS5 para ter 5% de desconto.

Museu do Louvre
Caminhando para o Louvre
jardim das tulheiras louvre
As obras de arte começam ainda no Jardim das Tulheiras
Algumas dicas para visitar o Museu do Louvre, em Paris, e tentar se fugir da multidão (e conseguir ver a Mona Lisa sem ninguém te empurrando).
Chegando ao Museu

Qual o melhor horário para visitar o Museu do Louvre?

Muita gente diz que é pela manhã, bem cedo. Eu estava acompanhando a viagem da Renata, do blog Rêvivendo Viagens, e vi o dia em que ela foi ao Louvre bem tarde e o pegou bem vazio. Depois ela até publicou no blog dela, olha só.

Resolvemos fazer como ela e ir no final da tarde. Fomos em uma quarta-feira, dia em que o museu fecha às 21h45, e chegamos lá por volta das 16h. Para a nossa surpresa havia um total de zero pessoas na fila! Sério, até assustamos! Vimos que tem uma fila separada para quem tem Museum Pass (nosso caso, leia esse post para entender), mas, naquele momento, nem fez diferença. Passamos pelos detectores de metal e entramos no museu sem qualquer complicação.

Algumas dicas para visitar o Museu do Louvre, em Paris, e tentar se fugir da multidão (e conseguir ver a Mona Lisa sem ninguém te empurrando).
Fila zero no Louvre… Seria um sonho?

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

O que tem para ver no Museu do Louvre?

Como eu disse lá em cima, dezenas de milhares de obras de arte. A mais famosa é a Mona Lisa (sala 711, andar 1), que é impossível não achar, pois tem placa indicativa no museu inteiro. Outras obras bastante procuradas são a Vênus de Milo e a Vitória de Samotrácia.

Placas Mona Lisa Louvre
Há placas indicando onde está a Mona Lisa por todo o museu

São cinco andares e três alas (Richelieu, Sully e Denon), que são subdivididas em setores, como antiguidades, esculturas, pinturas e por aí vai. É bom já ir sabendo que um impossível ver tudo em um dia só. Se você gosta muito de museu e arte, pode dividir sua visita em mais dias com o Museum Pass. Se não, é bom já dar uma olhada no site e ir com uma ideia do que quer ver (tem mapa em inglês e em espanhol). Foi o que fizemos. Já sabíamos mais ou menos as obras e setores que mais gostaríamos de ver e, assim que pegamos o mapa na entrada, traçamos nossa rota, deixando a Mona Lisa para o final. Gastamos umas três horas e achamos que foi de bom tamanho para o nosso interesse. Nós fomos nos setores do Egito Antigo, Antiguidades Romanas, Apartamentos de Napoleão e Pinturas Italianas, mas, claro, que aproveitávamos para olhar as galerias entre esses setores, também.

Museu do Louvre - antiguidades egípcias
Setor de Antiguidades Egípcias
Museu do Louvre Paris
Muita coisa linda no Museu do Louvre
Museu do Louvre Paris
Museu do Louvre Paris

Como foi ver a Mona Lisa?

Como eu disse acima, deixamos por último, com a esperança de que estivesse mais vazio. E estava! Havia apenas um pequeno grupo, e Guto e eu chegamos bem na frente, quero dizer, logo atrás da barreira de proteção, sem qualquer dificuldade. A pintura fica atrás de um vidro e distante do público, que só chega até uma área delimitada por algo tipo uma cerca. E há dois funcionários, um de cada lado, de olho nos visitantes.

Algumas dicas para visitar o Museu do Louvre, em Paris, e tentar se fugir da multidão (e conseguir ver a Mona Lisa sem ninguém te empurrando).
Garantimos nossa selfie com a Mona Lisa

Chega a ser engraçado o fascínio que as pessoas têm pela Mona Lisa. Na parede oposta está o quadro O Casamento em Caná, que é a maior tela do museu, medindo 6,77 x 9,9 metros! E quase ninguém dava bola para ele, preferindo ver a pequena musa de Da Vinci, com seus 77 x 53 centímetros.

Mona Lisa e o Casamento em Caná, no Museu do Louvre
De um lado da sala, a Mona Lisa. Do outro, a maior tela do Louvre, O Casamento em Caná

É sempre tranquilo assim?

Não, não, mesmo! Nós fomos em janeiro, que é inverno e, portanto, baixa temporada. A Renata foi na primavera e foi uma boa sacada ter ido ao museu mais tarde. Mas, veja como o Fabrício, do Vou na Janela, viu a Mona Lisa. Ele deixou, contudo, uma boa dica de uma entrada do Louvre mais escondida e pouco procurada.

O que você não pode deixar de fazer é comprar o ingresso com antecedência. Pelo menos essa fila é fácil de pular! Você pode fazer isso pelo nosso parceiro, Tiqets, clicando abaixo. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Assim, você nos ajuda a manter o blog.

Museu do Louvre
Já era noite quando saímos do Museu

Museu do Louvre

Horário de funcionamento: Fechado às terças. Segundas, quintas, sábados e domingos: das 9h às 18h. Quartas e sextas, das 9h às 21h45.
Confira os valores atualizados aqui


Leia também:

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Algumas dicas para visitar o Museu do Louvre, em Paris, e tentar se fugir da multidão (e conseguir ver a Mona Lisa sem ninguém te empurrando).

Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

2 comentários em “Paris: Dicas para visitar o Museu do Louvre

  1. Pingback: Museu do Louvre – O que é, onde fica e a história do museu e do castelo

  2. Pingback: Museu do Louvre – O que é, onde fica e a história do museu e do castelo – Arquiteta Giovanna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! Você receberá um e-mail por mês com a relação dos posts publicados.
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA