Página inicial / Histórias e reflexões / Como a Matemática e eu nos encontramos

Como a Matemática e eu nos encontramos


Se você já leu algum post assinado por mim nesse site, sabe que sou professor de Matemática. Mas pode ficar tranquilo, esse post não é sobre o ofício da profissão, mesmo porque é chato ficar lendo sobre isso, todo professor quando quer falar do seu trabalho tem o mesmo discurso. Enfim, baixos salários e desvalorizações à parte, compartilharei sobre como encontrei a Matemática, ou como ela me encontrou.

Sei lá.

Minha mãe conta que desde muito pequeno, com dois anos de idade, quando ela saía comigo, eu prestava atenção em tudo o que estava escrito na rua, como placas, letreiros, números de ônibus e numeração de casas. Segundo ela, eu fazia perguntas do tipo: “Que letra é essa?” ou “O que está escrito ali?”. No início eu não diferenciava letras e números, mas ela sempre me explicava e aos poucos consegui entender.

Estávamos no mês de janeiro, eu tinha de três para quatro anos, nunca tinha frequentado uma escola. Resolvi pedir um caderno e um lápis para minha mãe, pois queria escrever um negócio. Tenho certeza de que ela prontamente me atendeu, afinal de contas isso significava sossego para ela durante o tempo em que eu estivesse ocupado. Abri o caderno no chão da sala e, debruçado sobre ele, comecei a escrever o negócio. De tempos em tempos perguntava:

 – Mãe, depois do “um nove” (eu não sabia que se falava “dezenove”) vem quem?

Vem o “dois zero”.

 Tempos depois…

E depois do “nove nove”?E depois do “um nove nove”?

De acordo com os relatos da minha mãe, a cada resposta eu olhava para cima, com os olhos brilhando, semblante de prazer pela nova descoberta, e soltava: “Ah!!!” Ela também disse que quando alguém passava por perto de onde eu estava, e tentava ver o negócio, eu imediatamente fechava o caderno e só continuava a tarefa depois que a área estava livre novamente.

Resumindo, no fim do dia o negócio estava pronto. Levei o caderno até minha mãe e disse, todo feliz: – Olha o que eu fiz! Quando ela abriu o caderno, estava escrito de um até 1000. Fico pensando que foi uma tremenda sorte a minha mão não ter caído de tanto escrever.

Na hora que ela viu o negócio, é bem provável que tenha clamado misericórdia por eu estar tomado por alguma entidade, ou no mínimo pensou: “JE-SUS! Esse menino tem problemas de cabeça! Vou interná-lo agora mesmo em um hospício!”. Mas o que escuto sempre é que naquele momento ela teve a certeza de que, com tamanha esperteza para uma criança com menos de quatro anos, eu faria alguma coisa na vida ligada à Matemática. Ela tem o maior orgulho de mim!

E assim foi, e assim é. A Matemática sempre esteve presente em minha vida e não à toa era minha matéria favorita na escola. Algumas vezes minha relação tão forte com essa ciência até me causou sérios problemas. Como sofri!… Mas isso é assunto para um outro post…


Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! Você receberá um e-mail por mês com a relação dos posts publicados.
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA