Página inicial / Belo Horizonte / 12 comidas típicas para provar em Minas Gerais

12 comidas típicas para provar em Minas Gerais



Atualizado em maio de 2019

Viajar é bem mais que conhecer pontos turísticos, né? Também envolve conhecer um pouco sobre a cultura e tradições do seu destino. E quer coisa melhor do que fazer isso comendo? Experimentar a culinária local também é entender um pouco da história e dos costumes do lugar. Minas Gerais tem vários pratos típicos, alguns bem próprios, outros compartilhados com outros estados.

Um ótimo lugar para prová-los, em Belo Horizonte, é o Mercado Central. Ali você tem várias opções de restaurantes e bares, que oferecem uma diversidade de pratos. Mas o que não faltam são restaurantes e bares por toda a cidade.

E que pratos típicos são esses? Vamos ver alguns.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Pratos quentes

1 – Frango com quiabo

Um clássico mineiro! É um ensopado de frango caipira com o quiabo, tão rejeitado por tanta gente. Faz muito sucesso em restaurantes de todo o estado. Muita gente faz com frango industrializado, mas dizem que isso tira a essência e o sabor da receita original. Como o quiabo é de origem africana, acredita-se que tenha sido trazido ao Brasil pelos escravos e que a mistura com o frango se deu porque eram os ingredientes que se tinha à mão no século XIX.

Frango com quiabo, tradicional prato mineiro. Foto de Alexandre Litwinski
Foto de Alexandre Litwinski (Flickr)

2 – Tutu

Prato bastante consumido pelos mineiros, o tutu, tutu de feijão ou tutu à mineira nada mais é do que o feijão cozido, temperado, batido e misturado com farinha de milho ou de mandioca, de modo que fique com uma consistência pastosa. Geralmente é servido em travessas ou panelas de ferro, e decorado com torresmo, bacon ou ovos cozidos fatiados.

Tutu de feijão, prato típico de Minas Gerais, feito com feijão batido com farinha, podendo colocar bacon, linguiça, ovos.
Tutu de feijão – Foto de Amarildo J. Bertini (Flickr)

3 – Bambá de couve

É um caldo à base de fubá e tem origem em Ouro Preto, nos tempos da escravidão. Dizem que os escravos aproveitavam o mingau de fubá que sobrava da Casa Grande e incrementavam com as partes de carne que lhes eram dadas, geralmente, pé e orelha, e com a couve, que era rasgada. Essa, aliás, é uma forma de identificar o legítimo bambá: a couve deve ser rasgada, e não picada. Hoje é bem comum utilizar linguiça como ingrediente. Ainda é bem tradicional em Ouro Preto.

Bambá de couve, tradicional prato de Ouro Preto, Minas Gerais
Foto de Mate Couro

4 – Feijão tropeiro

Outra herança do período colonial, o prato surgiu com os tropeiros, que misturavam farinha, carne e ovos ao feijão, para comerem em suas longas viagens. É super comum em Minas e facilmente encontrado em restaurantes. No estádio do Mineirão é tão tradição que, quando ele foi reaberto, após reforma para a Copa, a Vigiância Sanitária mandou retirar alguns ingredientes por razões de segurança alimentar. A galera reclamou geral e tiveram que adequar as instalações e, recentemente, tudo parece ter voltado ao normal.

Feijão tropeiro, uma das comidas típicas de Minas Gerais.
Feijão tropeiro

5 – Ora-pro-nobis

É uma hortaliça muito utilizada na culinária mineira. Seu nome vem do latim e quer dizer “orai por nós”. Um dos pratos mais conhecidos é o frango com oro-pro-nobis, que é um cozido de frango caipira com a verdura. É tão comum aqui em Minas que em Sabará há, anualmente, o Festival de Oro-pro-nobis, onde pratos diversos com esse ingrediente são apresentados.

Frango com oro-pro-nobis, prato típico da culinária de Minas Gerais - Foto de Lydia
Foto de Lydia (Flickr)

6 – Frango ao molho pardo

Muita gente torce o nariz para esse prato, pois ele é feito com sangue. Sim, trata-se de galinha em pedaços cozida no próprio sangue da ave. No prato tradicional, abate-se a galinha cortando seu pescoço e, então, deixa-se o sangue escorrer para uma vasilha. Acrescenta-se um pouco de vinagre para que não coagule e é com isso que se fará o caldo do frango, o molho pardo. Para quem gosta dessas iguarias, há restaurantes super famosos por servir o prato por aqui, como o Maria das Tranças.

Frango ao molho pardo, prato típico de Minas, cujo molho é feito com o sangue da galinha. Foto de Alexandre Macedo
Foto de Alexandre Macedo (Flickr)

7 – Leitão a pururuca

Pururuca é a pele do porco frita, tipo um baconzitos, sabe? No leitão a pururuca, o porco é assado com pele. Depois de pronto, passa-se gelo na superfície do leitão e então joga-se óleo bem (mas bem MESMO) quente. Pode ser preciso repetir até que a pele dê bolhas de baconzitos. Tem gente que usa um maçarico para essa parte.

Leitão à pururuca. O leitão é assado com pele e, após isso, é jogado óleo em altíssimas temperaturas para que a pele frite e fique com aspecto de pururuca.
Foto de Fazendinha Restaurante (Flickr)

8 – Vaca atolada

Também super comum, trata-se de carne bovina, normalmente costela, cozida com mandioca. Sua origem também remonta ao período colonial e acredita-se que era preparado cozinhando costela e gordura, parte não aproveitadas do boi, com mandioca, alimento relativamente comum.

Vaca atolada: prato típico mineiro, composto por costela bovina cozida com mandioca. Foto de Marcelo Cabral
Foto de Marcelo Cabral (Flickr)

Leia também:

13 cidades românticas em Minas Gerais
8 cidades para curtir o inverno em Minas Gerais

Doces

9 – Doce de abóbora

Assunto polêmico como os mamilos, já que três estados “brigam” pelo título de inventores do doce de abóbora: Minas, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Fato é que aqui em Minas é muito comum encontrar doce de abóbora e até quem não gosta do legume costuma se render à sobremesa. Em compota, cremoso, em cubinho cristalizado, em bolinha, como docinho de festa, com coco, com cravo… São várias as formas de apresentação.

Doce cremoso de abóbora com coco
Foto de Talita Barbosa (Flickr)

10 – Doce de leite

Ninguém sabe falar a origem desse doce que fica bem com tudo. Puro, com queijo, com fruta, no recheio de bolo, em churros e como ingrediente principal de pudins, flans, sorvetes e tudo o que é tipo de sobremesa. Os nossos hermanos dizem que a iguaria foi inventada por um político argentino, que esqueceu o leite com açúcar no fogo enquanto atendia alguém à porta e –  tcha-ram! – criou o doce de leite. Me desculpem, mas nem uruguaio, nem argentino: o melhor doce de leite do mundo é o mineiro! Já provaram o premiadíssimo doce de leite de Viçosa? E se você quer algo caseiro e tradicional em Tiradentes tem o Chico Doceiro, com a enorme vantagem de comprar um docinho e ganhar dois dedim de prosa com o doceiro mais famoso da cidade! (Atualização: O Sr. Chico Doceiro, infelizmente, faleceu em outubro de 2017, mas o estabelecimento continua funcionando!)

Chico Doceiro, preparando doce de leite do tacho em Tiradentes, Minas Gerais.
Sr. Chico Doceiro preparando o doce de leite
Canudinhos de doce de leite do Chico Doceiro, em Tiradentes, Minas Gerais.
Canudinhos de doce de leite do Chico Doceiro

11 – Goiabada cascão

Já ia me esquecendo da goiabada cascão e caçando encrenca: é o doce favorito do Guto e da minha mãe! Aí a Camila, do O melhor mês do ano, também deu o grito! Praticamente imperdoável esquecer esse doce, que é Patrimônio Imaterial de Ouro Preto. A diferença para a goiabada comum é que, normalmente, há pedaços de casca em seu interior.

Goiabada cascão, comida típica em Minas Gerais
Goiabada cascão

Veja aqui tudo o que já publicamos sobre Minas Gerais

E o super, o delícia, o campeão…

12 – Pão de queijo

Queridinho dos mineiros, encontrado em qualquer birosca, da padaria mais simplesinha até o mais chique restaurante. Sim, com a invenção do raio gourmetizador, até restaurantes finos têm colocado pães de queijo em seu cardápio, incrementando suas entradas.

Seja com polvilho doce, azedo ou com uma mistura dos dois, um bom pão de queijo é satisfação garantida para nós, mineirinhos. E não adianta provar em outros lugares. Não há pão de queijo como o de Minas Gerais.

Aqui em Belo Horizonte são muitos os lugares com deliciosos pães de queijo, mas, talvez, os mais famosos sejam os do Mercado Central, mais tradicionais, e do A Pão de Queijaria, recheados e incrementados.

Leia também: Hamburgueira Pão de Queijo, em Ouro Preto

pao de queijo recheado mineiros na estrada
Pão de queijo recheado do A Pão de Queijaria, em Belo Horizonte

Este post faz parte de uma blogagem coletiva cujo tema foi Viagens Gatronômicas. Participaram também os seguintes blogs:

viagensgastronomicas

Pegadas na Estrada – Pegadas na Cozinha vai à Tailândia
Foco no Mundo – 8 coisas que você precisa comer em uma viagem para a Europa
Destinos por onde andei – Eataly de Gênova, o Templo Gastronômico da Ligúria
Caixa de Viagens – Restaurantes imperdíveis em Vitória-ES
Atravessar Fronteiras – Os deliciosos chocolates de Bariloche
Passeiorama – Rio de Janeiro: Delícias na Zona Sul da Cidade
O Melhor Mês do Ano – O que comer em Santiago?
Viajando em Família – Receitas para recordar
Do RS para o Mundo – Uma viagem pela culinária no RS
Trilhas e Cantos – Califórnia – um paraíso da Craft Beer
Turistando com a Lu – Gastronomia em Portugal: principais pratos e sobremesas
Tá indo pra onde? – A Rua do Porto em Piracicaba – SP
Cantinho de Ná – 10 restaurantes em Las Vegas para almoço e jantar
Viajonários – 5 delícias gastronômicas da Bélgica para incluir no roteiro
A Li na Alemanha e no Mundo – Conheça as comidas típicas da Alemanha que você precisa provar
Volto Logo – Top 10: Meus pratos favoritos na América Latina
Outro Blog – Restaurantes em Penedo: da truta ao chocolate | Itatiaia, RJ
Vamos Por Aí – Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana
Viagem em Detalhes – Festival Food & Wine no Epcot em Orlando
VoupraRoma – Pizza de todo tipo em Roma
O Baú do Viajante – Viagem Gastronômica ao Nepal, 5 pratos para você experimentar.
Ligado em Viagem – Como é almoçar no restaurante Zeughauskeller em Zurique na Suíça
Apure Guria – Comida de rua em Curitiba: feliz com deizão!
Tirando Férias – Gastronomia a bordo do MSC Splendida na travessia entre Brasil e Alemanha
Devaneios de Biela – O que comer na Finlândia – experiência gastronômica no restaurante Savotta

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Feijão tropeiro, tutu, pão de queijo, doce de leite...Veja algumas comidas típicas de Minas Gerais. Surpreenda-se com tantas gostosuras.



Booking.com

Salvar

Salvar

Salvar


Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

76 comentários em “12 comidas típicas para provar em Minas Gerais

  1. Boa tarde. Ótimo texto sobre sudeste, tem a comida típica e como surgiu. Muito bom ! Queria muito informações de comida típica e história dos pratos de outras regiões e tb sobre a região Norte.

  2. Pingback: Comida de rua em Curitiba: feliz com deizão - Apure Guria

  3. Pingback: Comidas típicas na América Latina: Meus 10 pratos favoritos!

      • Quando trabalhei em BH por volta de 2008/2009 ficou na lembrança a comida mineira servida por um restaurante que tinha um carro de boi e um boi enorme em madeira envernizada na porta. Pelo que me lembro ficava ali na baixada do Savassi, entre as Ruas Sergipe, Alagoas. Acho que ali é o bairro funcionários. Era de fácil acesso por eu ficar num hotel na Rio Grande do Norte, nas segundas a noite era costume servir um delicioso viradão com um ovo em cima que aqui no interior de SP a gente chama de macadame. Tentei no Google e não achei! Bem, as coisas mudam. Planejo fazer um bate e volta de fim de semana para ver a feira da Afonso pena e penso almoçar lá se ainda existir. alguém sabe?

  4. Pingback: Gastronomia em Portugal: principais pratos e sobremesas

  5. Pingback: Comidas típicas na América Latina: Meus 10 pratos favoritos

  6. Pingback: Onde comer em Itanhandu, sul de Minas Gerais

  7. Pingback: Onde hospedar em Poços de Caldas: Monreale Hotel Resort

  8. Pingback: Comida de rua em Curitiba: feliz com deizão - Apure Guria!

  9. Pingback: Como localizar as obras mais legais do Inhotim - Mineiros na Estrada

  10. Pingback: O delicioso Festival de Jabuticaba de Sabará - Mineiros na Estrada

  11. Li esse post com fome, que erro! hahaha Adoro comida mineira, especialmente os doces, sou louca para ir experimentar em Minas mesmo 🙂 E pão de queijo ganha de todos da lista, vamos falar com sinceridade hahaha

  12. Pingback: 10 restaurantes em Las Vegas para almoço e jantar - Cantinho de Ná

  13. Meeeeu é muita coisa boa!!!

    Olho gordo que sou vou querer tudo de uma vez só quando for pra Minas mês que vem…

    Menos o frango ao molho pardo! hahahaha

    Abraço

  14. Não conheço Minas Gerais ainda, mas nesse post vi que quando for pra lá terei que fazer uma baita dieta antes. Adoro comer e viajando então não me privo de nada, quero experimentar tudo que é típico e vi que as comidas são deliciosas!!!

  15. Perdi um comentário gigante aqui!!! 🙁 Só esse ano que comecei a gostar de doce de leite mineiro pq conheci o Viçosa em junho passado! As outras marcas são extremamente doces e sempre preferi os uruguaios! Tb só esse ano que experimentei o frango ao molho pardo, apesar de ser de família mineira e já ter ido pra Minas dezenas de vezes na vida!!! hehehe

  16. Pingback: Conheça as comidas típicas da Alemanha que você precisa provar - Contando Destinos

    • Assim que o post saiu, o Guto me xingou: “Não acredito que você esqueceu da minha goiabada cascão!” – o doce que ele mais gosta!
      Pensei: quando chegar em casa, acrescento e ninguém vai dar falta! Aí aparece você, outra fã da cascão. kkkkkkkk
      Já me redimi e te agradeci. 🙂
      Beijos!

  17. Pingback: Gastronomia MSC Splendida | Tirando Férias | Blog de Viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! Você receberá um e-mail por mês com a relação dos posts publicados.
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA