Mineiros na Estrada

City Tour por São Luís, a Cidade dos Azulejos


Ilha do Amor, Cidade dos Azulejos, Jamaica Portuguesa. São várias as alcunhas de São Luís, a capital do Maranhão. Só tínhamos meio período do dia para conhecê-la, pois decidimos focar nossa viagem nos Lençóis Maranhenses, então decidimos contratar um city tour de uma empresa de turismo.

O motorista Gildo da In Novar Tur nos pegou pontualmente e demos uma volta de carro pela orla, para vermos as praias, e depois nos deixou no centro histórico, com o guia Nelito. Começamos às 15h05, no Hotel Pousada Colonial. Nelito tem décadas de experiência e sabe muito sobre a História de São Luís. Com ele, percorremos a pé a parte tombada do centro histórico que é facilmente identificada por não ter fiação elétrica aparente, mas apenas subterrânea.

Azulejos no Hotel Pousada Colonial

Do Hotel Pousada Colonial seguimos pela rua do Egito até a Igreja do Carmo. Uma paradinha na Praça João Lisboa para algumas explicações, onde avistamos o prédio da Junta Comercial e o Teatro Arthur Azevedo (que estava em reforma), a poucos passos dali. Andamos mais um pouquinho até a Praça Benedito Leite.

Detalhes de São Luís

Observamos por alguns minutos a imponente Igreja da Sé e depois a visitamos. Nelito contou várias curiosidades, como a lenda da grande serpente que mora no subterrâneo e sobre a demora proposital em se terminar a igreja, para não ter que pagar impostos (na época igrejas não tinham isenção, mas só pagavam quando a obra estivesse concluída).

Igreja da Sé

Interior da Igreja da Sé

Interior da Igreja da Sé

Interior da Igreja da Sé

Alguns dos pisos da Igreja da Sé

O passeio foi bem tranquilo, andamos sempre devagar, parando para ouvirmos atentos as explicações do Nelito.

Caminhamos mais um pouquinho até o Palácio dos Leões, passando em frente ao lindo prédio onde funciona o Fórum. O Palácio dos Leões é a sede do governo do Maranhão e é Patrimônio Mundial da Unesco e sua história vem desde o ano 1612. Como era sábado à tarde, não pudemos visitá-lo (as visitas são de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h e finais de semana das 9h às 12h – confirme pelo telefone (98) 3232-9789).

Fórum

Palácio dos Leões

Palácio dos Leões

Vista do Palácio dos Leões – maré baixa

Por estar em uma elevação de frente para o mar, proporciona uma vista muito bonita e dá para ver o pôr do sol.

Descemos até o Cais do Porto, o local onde pegamos o barco para ir até Alcântara uma semana antes. Foi superinteressante vermos a variação da maré: os barcos estavam no seco! Essa variação, aliás, é algo peculiar e atraia a atenção todos. Com a terceira maior variação de maré do mundo (a primeira é na Nova Escócia, no Canadá, e a segunda, no Monte Sant Michel, na França), o mar recua até onde nossos olhos conseguem ver. Por isso, dissemos, no post sobre a travessia para Alcântara, que os barcos nunca podem se atrasar, ou não conseguirão atravessar.

Cais do Porto – maré baixa

Dá para ver até os caranguejinhos na areia

Do Cais do Porto, fomos dar uma volta nas lojinhas de artesanato e comida e no mercado que tem naquela região. Mais um monte de casas com azulejos portugueses – coisa mais linda!

Guto e eu ainda voltamos ao Palácio dos Leões para vermos o pôr do sol, antes de nos reencontrarmos com o grupo, em local combinado, às 18h, para retornarmos ao hotel.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

O que achamos do tour

Gostamos bastante. Apesar do calor intenso, foi tranquilo, pois caminhamos devagar e havia muita área com sombra. Nas três horas de passeio, deu para ver o básico. Tínhamos lido que o centro histórico de São Luís é bastante degradado e, de fato, carece de muito cuidado, mas há, sim, muito casarão preservado.

O Nelito explicou que há muita dificuldade em se preservar a região, que, pelos efeitos da maresia, tem sua pintura desgastada a cada três anos, em média. Dessa forma, particulares não têm interesse ou condições de manter tudo sempre lindo – e isso vemos até mesmo nas várias placas de “vende-se”.

De qualquer forma, achamos o passeio muito rico. É uma infinidade de cores e tipos de azulejos, vistos nos variados casarões, que também aprendemos a identificar com o Nelito.

Serviço:

In Novar Tour
Site: www.innovarturismo.com.br
Telefone: (98) 4141 1562 | 3227 0938
Duração do city tour: 3 horas
Preço: pagamos R$ 75,00 por pessoa em julho de 2017


Leia também:


Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: