Mineiros na Estrada

O Circuito das Águas mineiro VII – Parque das Águas de Lambari


O Parque das Águas de Lambari é bem menor do que os de suas vizinhas São Lourenço e Caxambu, mas é bem cuidado e um local agradável para um passeio rápido.

Pesquisei bastante, mas não encontrei muita coisa a respeito do parque, nem mesmo lá na recepção. Só descobri que foi inicialmente chamado de Largo das Fontes, em 1830, depois de Praça dos Poços, em 1860, e finalmente de Parque das Águas, em 1880. Mas, não consegui descobri desde quando ele tem a estrutura de hoje. Se alguém souber, deixa aqui nos comentários, por favor. (Atualização em 07/05/15: A leitora Karol deixou! Confere lá na caixa de comentários no fim do post! Valeu, Karol!!)

 

O parque fica bem no Centro de Lambari e conta com seis fontes, um laguinho com peixes, parquinho e piscina. A entrada custava R$2,00 em novembro de 2014, mas há três horários gratuitos.

Coincidentemente, chegamos em um horário gratuito e foi bom para vermos o movimento que a população local faz. Muitas pessoas vão ao parque e levam galões e mais galões para pegar água. A fonte mais procurada era a levemente gasosa.

Sobre as fontes e suas propriedades, segundo informações nas plaquinhas:

Fonte 1 – Gasosa: Excelente para os rins, vesícula e para os tratamentos de pele. Aplicada também por via muscular nos casos de eczemas e úlceras.

Fonte 2 – Alcalina: usada para estômago e intestino. Aumenta o apetite, pois estimula a produção do suco gástrico.

Fonte 3 – Magnesiana: Usada no tratamento do fígado. Suas águas fluidificam a bílis alcalinizando-a, atuando nas congestões hepáticas e nas cirroses.

Fonte 4 – Ligeiramente Gasosa: Indicada para as crianças.

Fonte 5 – Ferruginosa: Ligeiramente gaseificada. Ação hipotensiva e vasodilatadora.

Fonte 6 – Picante: Cheiro pouco pronunciado de ácido sulfídrico. Quando em repouso apresenta depósito avermelhado (hidrato de ferro). De ação diurética é indicada nos casos de intoxicações endógena e exógena.

Algumas pessoas se sentam às sombras das árvores e ficam ali, vendo o movimento. Se você só quiser conhecer mesmo o parque, pode fazer como a gente – dar uma volta e partir para o Parque Estadual Nova Baden.

Parque das Águas
Rua Américo Werneck com Wandih Bachman
Horários gratuitos: de 6h às 7h, de 11h às 13h e de 16h às 18h
Piscinas fecham às terças.


Salvar