Mineiros na Estrada

Canela: o museu temático Mundo a Vapor


Estação Montparnasse, Paris, 1895. Um trem chegava à estação. O maquinista não conseguiu frear e, depois de arrastar os bloqueios da linha, bateu na parede do edifício, caindo fora da estação.

Esse é o cenário da fachada do Mundo a Vapor, museu temático em Canela, na Serra Gaúcha. Logo ao chegar, você vê a locomotiva em tamanho real saindo da parede do piso superior e apoiada no chão. Tem até os tijolinhos que o trem derrubou. Por esta foto original dá para perceber como o acidente foi bem reproduzido.

Ao contrário dessa enorme estrutura logo na entrada, tudo dentro do museu é pequeno. São várias réplicas em miniatura, mostrando o funcionamento de fábricas e usinas, a grande maioria movida a vapor.

O passeio é todo guiado. A gente fica bem pertinho das atrações, enquanto o monitor vai explicando todo o seu funcionamento.

Máquina a vapor

Olhe a data

É tudo muito interessante, tanto para crianças, como para adultos. Aprende-se sobre o processo de fabricação do mate, sobre a produção de farinha em moinhos de pedra, sobre como tijolos e telhas são feitos em uma olaria (tijolinhos e telhinhas de uns cinco centímetros são feitos de verdade!), sobre como máquinas a vapor eram usadas para se extrair rochas em pedreiras, sobre como se faz vergalhões de ferro em siderúrgicas e sobre o funcionamento de usinas eólicas, termelétricas e hidrelétricas.

Fábrica de erva mate

Moinho de pedra

Tijolinhos da olaria

Pedreira

Usina termelétrica

Usina hidrelétrica

Mas o que eu mais gostei foi de ver o funcionamento da menor fábrica de papel do mundo. Tudo perfeito, desde a moagem da madeira para a fabricação da pasta base até as várias prensas para se retirar o excesso de água. No final, o papel pronto surge diante dos nossos olhos e nós ainda podemos levar um pedaço para casa como lembrança.

Fábrica de papel

Rolo compressor movido a vapor, em funcionamento

Além dessas réplicas em miniatura, há um espaço onde a oficina da família Urbani, idealizadora do museu, é representada.

Outra atração é uma maquete representando uma ferrovia que ligava Porto Alegre a Canela e que hoje não mais existe. Há até a representação do cais do porto, aquele de onde saem passeios de barco pelo Lago Guaíba.

Mundo a Vapor
Av. D Luiz Guanella, 1177 – RS 235 – é a Rodovia Canela-Gramado. O museu fica bem próximo de Gramado.
Horário de funcionamento: nos meses de janeiro, julho e dezembro, diariamente, das 9h até às 17h. Nos demais meses, fechado às quartas.
Há estacionamento gratuito em frente
O museu é todo coberto
Tempo estimado da visita: Uma hora
Ingressos: R$20,00 a inteira. R$10,00 para estudantes e idosos, mediante comprovação. Menores de cinco anos não pagam.
Site oficial
Facebook