Página inicial / Belo Horizonte / Belo Horizonte: visita à fábrica da Cervejaria Backer

Belo Horizonte: visita à fábrica da Cervejaria Backer

“Já que Minas não tem mar, eu vou pro bar.” Certamente você, mineiro, já ouviu essa frase pelo menos uma vez na sua vida. Mesmo se você não é de Minas, já deve ter ouvido que Belo Horizonte é a capital mundial dos bares.

Mas, além de ter boteco para tudo que é lado, Beagá (e região metropolitana) também tem cervejarias artesanais. Uma delas é a Backer, a mais antiga do estado, no bairro Olhos d’água, “aos pés da Serra do Curral”. A cervejaria possui muitos rótulos e já ganhou vários e vários prêmios, inclusive o de segunda melhor cervejaria da América Latina.

tudo-sobre-belo-horizonte

A fábrica, chamada de Maternidade Cervejeira, é aberta à visitação aos sábados pela manhã. Eu não bebo praticamente nada, mas, mesmo assim, fiz a visita.

Mas, se você não bebe, que raios foi fazer numa fábrica de cerveja?

Vários motivos. Primeiro: a visita fez parte da programação do Blogtecando, encontro de blogueiros de viagem aqui em BH (#EncontroBH2016).

Segundo: eu sou extremamente curiosa e gosto de saber como as coisas são feitas (um dos quadros que mais gostava em programas infantis eram este e este. É, acho que fui uma criança esquisita).

Terceiro: queria dar a minha visão para os abstêmios. 😉

pao liquido

A Maternidade Cervejeira

Tudo começa na sala de aula, com uma beer sommelier, a Priscilla Colares, que é apaixonada por cervejas. Após um rápido vídeo institucional contando a história da cervejaria, ela falou, de uma maneira leve e divertida, sobre o processo de produção da cerveja, explicando cada etapa e mostrando os ingredientes.

pricollares

Fomos apresentados a alguns tipos de malte, com várias cores e sabores. A gente pôde até provar os grãos.

Vimos também o lúpulo, mais fedorentinho, que dá o sabor mais amargo da cerveja. Esse aí não dá para comer, não.

Malte torrado e lúpulo

Depois, vieram as simpáticas leveduras, os fungos responsáveis pela fermentação e produção do álcool.

Leveduras

Levedura

A Priscilla explicou também como fazer cerveja em casa! Ela garante que faz e dá certo e que ainda tira onda levando a própria cerveja para os churrascos com os amigos!

Após isso, fomos para a fábrica propriamente dita e aí é preciso colocar equipamentos de proteção: óculos e touca. Uma orientação importante é que só faz a visita quem está de calçado fechado. Como nossa visita foi excepcionalmente à noite, em uma turma criada especialmente para o Blogtecando, nós não precisamos colocar óculos, pois o envase não funciona nesse horário, então não havia risco de acidente com vidro (mas, sábado de manhã, quando acontecem as visitas, sim). Usamos só a touquinha – ninguém vai querer cerveja com cabelo, né?

backer

Vimos os grandes tanques onde a cerveja é preparada e também onde fica para fermentação.

backer backer

Depois disso, fomos para o setor de envase, onde as garrafas são higienizadas para, então, recebem a cerveja, passando, após, para a rotulação.

backer envase

backer rótulos backer caixas

E aí, enfim, a degustação das cervejas. A mesa já estava linda e colorida. Cada um recebe uma régua com cinco cervejas e vamos provando todas, da mais fraca mais à mais forte, enquanto a Priscilla vai explicando cada uma. Para saber mais sobre cada cerveja é só clicar nos links abaixo.

backer

As cervejas que provamos foram:

Exterminator: É uma cerveja não filtrada, com muito trigo e capim limão. Tem um cheirinho bem gostoso e o sabor não é muito forte, não.

Capitão Senra: Tem esse nome em homenagem a um batedor dos tempos do Juscelino Kubitscheck. Tem amargor moderado.

Medieval: Dizem que era a cerveja fabricada pelos monges nos tempos medievais. Achei a mais gostosa, porque é aromática e não desce “queimando”. Talvez seja a que mais agrada quem não tem costume de beber, junto com a de capim limão.

IPA Pele Vermelha: tem laranja da terra em sua composição. Tem um final bem amargo.

Bravo: Essa foi brava, mesmo. Muito, muito forte. Maturada em barris de umburana, tem aroma de chocolate amargo e café. A galera que curte cerveja adorou!

Não consegui terminar nem um copinho, mas o que não faltou foi candidato para fazer isso.

Depois ainda ganhamos um copo cheio de chopp de trigo, recém tirado do tanque. Disse a Priscilla que é como tomar leite recém tirado da vaca.

chopp de trigo

O Templo Cervejeiro

Depois da visita, fomos para o restaurante, o Templo Cervejeiro. Lugar aconchegante, com linda decoração e pratos muito bem apresentados. Como eu sabia que ia enfiar o pé na jaca nos dias seguintes (foram três dias de Blogtecando), me comportei e fiquei só na salada caesar, deliciosa e gigante – estava faminta e não consegui comer tudo!

salada

Saladinha! Palmas pra mim!

graciela mola brasil

Esse foi o lanche da Graciela Barbosa, do Mola Brasil (foto dela). É tipo um cachorro quente com uma salsicha diferente.

Os preços não são dos mais baixos (minha salada ficou em R$ 42,00 com taxa de serviço – sem bebidas), mas os pratos são muito bem servidos e o restaurante é demais – e é da Backer! O tal valor agregado, né? E ali você pode provar todos os rótulos da marca.

Além da fábrica e do restaurante há também uma lojinha que, além das cervejas, vende canecas, chaveiros e outras coisas relacionadas ao mundo cervejeiro.

Informações

• As visitas guiadas são feitas somente aos sábados pela manhã: 10h, 11h e 12h. Devem ser agendadas pelo telefone: (31) 3228-8888. O valor é R$ 40,00.
  • É proibida a entrada de menores de 18 anos na Maternidade Cervejeira.
  • Recomenda-se fazer reserva no restaurante, que sempre lota. (31) 3288-8068
  • Horário de funcionamento do restaurante: clique aqui
  • Endereço: Rua Santa Rita, 220, Olhos D’água, Belo Horizonte
  • Site oficial: www.cervejariabacker.com.br
A galera toda reunida

#EncontroBH2016 aconteceu entre os dias 17 e 19 de junho de 2016. Foi organizado por Renata Campos do blog RêVivendo Viagens com participação de Camila Navarro (Viaggiando) e Helder Ribeiro e Lillian Brandão (Nerds Viajantes). Contou também com a parceria dos estabelecimentos Cervejaria BackerA Pão de QueijariaBar do Antônio Pé de CanaAlmanaque ChoperiaMuu Espetos222 BarRestaurante Maria das Tranças e Alessa Gelato. Além do apoio da Belotur e patrocínio da RentCars.

BLOGS PARTICIPANTES

Across the Universe ✷ Blog da Glacy ✷ Colecionando Imas ✷ Colecionando Viagens ✷ Com os pés no mundo ✷ Dentro do Mochilão ✷ Destino Provence ✷ Destinos por onde andei ✷ Devaneios de Biela ✷ Dicas e Roteiros de Viagens ✷ Eu sou à toa ✷ Mineiros na Estrada ✷ Mochilão Barato ✷ Mola Brasil ✷ My Destination Anywhere ✷ Nerds Viajantes ✷ Pra ver em Londres ✷ Próxima Parada Blog ✷ RêVivendo Viagens ✷ Tá indo pra onde? ✷ Tô Pensando em Viajar ✷ Turisteiro ✷ Viagens da Mochilinha Gaúcha ✷ Viaggiando ✷ Viajando com Bruno Sgromo ✷ Viaje com a Flora ✷ Vícios de Viagem ✷ Ziga da Zuca

blogtecando

Mosaico de fotos: Alessandra Fratus, do Blog Tô Pensando em Viajar

16 comentários em “Belo Horizonte: visita à fábrica da Cervejaria Backer

1. Essa Backer é uma vergonha, fiz diversos contatos sobre um produto que comprei com problemas de fabricação e nem se quer me deram retorno.
    Várias pessoas que também tiveram problemas com os produtos dessa empresa reclamam a mesma coisa, ou seja, não atendem seus consumidores.
    BACKER NUNCA MAIS!

2. Pingback: Retrospectiva 2016: as nossas viagens e os melhores artigos do blog - Mineiros na Estrada

3. Também não bebo, mas fiz essa visita umas semanas antes do encontro com os Nerds e a Renata. Sabe como é, tínhamos que testar o roteiro, afinal, receberíamos blogueiros do Brasil todo! Muita responsabilidade! Dei só uma bicadinha nos copos, mas o Eduardo e o Helder finalizaram meus copos sem problema. =)

4. Que delícia relembrar esse dia! Adoro cerveja e a Backer é uma das minha preferidas, adorei conhecer onde são fabricadas. E muito legal te conhecer também, acompanho vocês nos Instagram faz tempos, é interessante ver o rosto por trás daquelas fotos tão bonitas 🙂