Página inicial / Brasil / Como é a visita guiada ao Congresso Nacional

Como é a visita guiada ao Congresso Nacional


Nossa estadia em Brasília foi rápida, pois o principal objetivo era tirar o visto americano. Porém, aproveitamos bem o tempo livre que tivemos (apesar da chuva). Nós queríamos fazer o tal “turismo cívico”, visitando pelo menos o Congresso Nacional e os Palácios do Planalto e da Alvorada. Este último seria impossível, pois o único dia aberto à visitação pública é a quarta-feira. O Palácio do Planalto abre aos domingos, mas quando fomos lá, estava acontecendo uma corrida de rua e a região estava interditada. Assim, o único que conseguimos ver foi o Congresso Nacional. E valeu a pena demais!

congresso nacional

A visita começa no Salão Negro, cuja entrada é pela rampa. Antes de entrar, recebemos uma senha e passamos por detectores de metais. Recebemos um cartão postal para enviarmos gratuitamente para alguém. É só preencher e colocar na urna. Como ainda faltava um tempinho para o próximo grupo, vimos a exposição temporária que acontecia no Salão e também visitamos o Museu do Senado, cuja entrada fica à esquerda.

A exposição temporária chamava-se Memórias Femininas da Construção de Brasília e contava a história das mulheres que foram para Brasília na época de sua construção, a maioria para acompanhar os maridos. Foram reproduzidas casas, acampamentos dos trabalhadores, locais de trabalho das mulheres, vestimentas, utensílios do lar e móveis.

congresso nacional brasilia congresso nacional brasilia

Já o Museu Histórico Senador Itamar Franco, ou Museu do Senado, mostra um pouco da história do senado desde o Brasil Império. Vemos retratos de todos os presidentes do Senado, além de mobiliário de época e obras de arte.

Logo na estrada, uma pintura em tela que ocupa toda a parede, datada de 1890. Sua moldura é feita em madeira e banhada a ouro. Este espaço é o Salão Nobre do Senado.

museu do senado museu do senado museu do senado

Vemos também o plenário do Palácio Monroe, sede do senado no Rio de Janeiro, de 1925 até a transferência para Brasília, em 1960.

museu do senado

Voltamos ao Salão Negro para aguardar o início da visita e logo fomos chamados. Primeiramente, fomos para uma sala à direita, após o Salão Nobre, onde assistimos a um vídeo institucional. O nosso grupo era bem grande, devia ter umas 50 pessoas.

Retornamos ao Salão Negro e começamos a subir para a Câmara dos Deputados. A guia explicou que a cor da Câmara é o verde e a do Senado, o azul, e isso a a gente percebe pela cor dos carpetes em cada Casa.

A primeira parada é em uma maquete tátil do Congresso, um super bônus para mim. Maquete tátil é aquela em que diferentes materiais são usados para representar coisas diferentes, de maneira que uma pessoa que não enxergue consiga perceber isso pelo toque. Por exemplo, pode-se usar emborrachado e placas de metal. As crianças adoraram!

congresso nacional maquete tatil

E imaginem minha surpresa ao ver que essa maquete foi feita aqui em Minas e uma das instituições que a elaborou foi o Instituto São Rafael!

visita ao congresso maquete tatil

Outra maquete. Essa não é tátil

Outra maquete. Essa não é tátil

Já fomos para o plenário da Câmara dos Deputados, chamado Plenário Ulysses Guimarães,  onde nos sentamos nas cadeiras dos parlamentares para ouvirmos as explicações da guia. O curioso é que não tem cadeira para todos mundo: são apenas 396 para 513 deputados. Os líderes dos partidos têm prioridade.

camara dos deputados

É possível ver as galerias onde os visitantes podem assistir às sessões.

camara dos deputados

Outra curiosidade é que há na parede sobre a mesa um crucifixo, apesar de o Brasil ser um Estado laico.

Saindo do plenário, fomos para o Salão Verde, que é onde a imprensa entrevista os políticos. Neste espaço há um jardim interno e várias obras de arte, como dois painéis de Athos Bulcão e um de Di Cavalcanti e uma escultura de Alfredo Ceschiatti.

camara dos deputados camara dos deputados

Há também uma exposição de presentes recebidos de Chefes de Estado e representações diplomáticas de todo o mundo.

IMG_9283

Visitamos também o gabinete do presidente da Câmara, o que só é possível nos finais de semana.

camara dos deputados

Vista do gabinete do presidente da Câmara

Vista do gabinete do presidente da Câmara

Passamos depois para o Senado Federal. A primeira parada foi na Praça das Bandeiras, que pertence ao Salão Azul, onde estão a bandeira do Brasil, do Distrito Federal e dos 26 Estados.

senado federal

Fomos, então, para o Túnel do Tempo, em cujas paredes há painéis contando a história do Senado desde sua criação, em 1824.

senado

A próxima parada foi no plenário. Aqui, não podemos nos sentar nas cadeiras dos senadores, mas mesmo assim dá para ver bem o espaço. O teto é forrado com 135 mil placas metálicas, obra de Athos Bulcão, que melhoram a acústica e iluminação do plenário. Outra curiosidade são os desenhos feitos no carpete. Um dia um funcionário da casa os fez e todo mundo gostou. Desde então, ele os mantêm e retoca. Também há um crucifixo na parede, como na Câmara, e há ainda, o busto de Ruy Barbosa, senador de 1890 a 1921.

senado federal
senado federal senado federal senado federal

Os senadores têm lugar marcado, em ordem alfabética, de acordo com a Unidade da Federação que representam. Como na Câmara, também há galerias para visitante que queiram acompanham as sessões.

senado federal

O passeio termina no Salão Branco, ou Chapelaria, que era onde as pessoas guardavam seus chapéus e casacos. Hoje em dia, ninguém mais vai trabalhar de chapéu, mas o nome se manteve.

A visita superou minhas expectativas. Foi um momento de muito aprendizado, passado de maneira simples e muito didática, sem ser cansativo.

Destaque para a atenção e gentileza de todos os servidores de ambas as casas, em especial para a guia.

Se você tiver oportunidade, visite também o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal,  o Palácio da Alvorada e o Itamaraty.

Qual o melhor dia?

Durante a semana, é possível perceber a dinâmica de funcionamento das Casas, com funcionários e políticos circulando. Porém, a visita é mais rápida, pois não é possível ir a todos os espaços.

Nos finais de semana, a visita é mais completa, contemplando, por exemplo, o gabinete do presidente da Câmara.

IMG_9200

Regras de visitação

Durante a semana, é proibida a entrada de pessoas usando shorts, bermudas, saias curtas, chinelos e camisas sem mangas.

Não é permitido consumir quaisquer alimentos e bebidas durante a visita. Há lanchonetes na Câmara e Senado, mas funcionam apenas em dias úteis.

Precisa agendar?

Não é preciso agendar, exceto nos casos abaixo:

  • Às terças e quartas, é necessário agendar, independente do número de pessoas.
  • Necessário agendar também, para qualquer dia, se for grupos de mais de 15 pessoas.
  • Para visitas em outros idiomas, como inglês, espanhol ou francês.
  • Pessoas com necessidades especiais, como dificuldade de locomoção.
  • Pessoas que necessitem de intérpretes de Libras.congresso nacional

Serviço
Há visitas guiadas diariamente, inclusive em feriados, de 9h às 17h30, com saídas a cada meia hora.
Site oficial: http://www2.congressonacional.leg.br/visite
Telefones: (61) 3216-1771 (durante a semana) ou (61) 3216-1768 (finais de semana e feriados)

congresso nacional


Booking.com


Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! Você receberá um e-mail por mês com a relação dos posts publicados.
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA