Mineiros na Estrada

O que fazer em Montevidéu: Roteiro a pé pelo Centro


O Centro de Montevidéu também é conhecido como Ciudad Nueva e é uma região bem movimentada, com muitos comércios, órgãos públicos, teatros e algumas praças. Há também muitas casas de câmbio, especialmente na Avenida 18 de Julio.

Como nosso hotel ficava na divisa entre a Ciudad Vieja e o Centro, nós pudemos fazer todos os passeios por esses dois bairros a pé.

Oficialmente, a Ciudad Nueva começa na Plaza Independencia (A no mapa), do portão da antiga muralha para leste, mas como já falei sobre a praça e suas atrações no post sobre o roteiro a pé pela Ciudad Vieja, vamos aos outros pontos, de oeste para leste, ok?

Na esquina de frente para o hotel em que ficamos, está o antigo Teatro Urquiza, que desde 2009 é o Auditório Adelia Reta (B), que compõe o Auditório del Sodre. O outro auditório, o Nelly Goitiño (C), fica na 18 de Julio.

Um quarteirão após o Auditório Nelly Goitiño está o Museu do Gaúcho e da Moeda (D),  que visitamos.

Leia também: O Museu do Gaúcho e da Moeda, em Montevidéu

Entrada do Museu do Gaúcho e da Moeda

No quarteirão seguinte, está a Plaza Fabini (E). Quando fomos era Copa do Mundo e havia uma exposição dos mascotes de todas as copas. No centro da praça, há um monumento chamado de El Entrevero, em uma fonte circular de água, onde podemos ver índios e gaúchos, em uma alusão às primeiras guerras uruguaias.  Sob a praça está o Centro de Exposições Subte.

Seguindo pela 18 de Julio, chegamos à Plaza Cagancha (F) (eu sei, nome bem feio!), de 1829. Ela é retangular e cortada pela Av. 18 de Julio, sendo que no meio dela há um monumento chamado Columna de la Paz, colocado ali em 1867.

Columna de la Paz

No entorno da praça, vemos o o Museu Pedagógico José Pedro Varela (G), com materiais escolares do ano de 1900, Ateneu de Montevidéu (H), de 1868,  o Mercado de los Artesanos (I) e o Palacio Piria (J), sede da Suprema Corte de Justiça de Montevidéu.

Ateneu de Montevidéu

Continue caminhando para o leste e você verá, na esquina com Yi (K), a Fuente de los Candados. Diz a lenda que se você coloca na fonte um cadeado com as iniciais do casal, o dois retornarão à fonte um dia e o seu amor durará para sempre. Ah, que lindo! 

Fonte dos Cadeados

Subindo a Yi, chegamos ao Museu do Automóvel (L). Atenção: a plaquinha na porta ainda dizia que funcionava aos domingos, mas não funciona mais. Nem fomos, snif.

No mesmo quarteirão, na Yi, está o Museu do Azulejo (M). Fomos e gostamos.

Leia também: O Museu do Azulejo, em Montevidéu

Voltando para a 18 de Julio, vamos chegar à Intendencia de Montevideo (N). Ali, você pode ir ao Mirador Panorámico para ver a cidade. Na rua lateral, a Ejido, está o sensacional e grátis Museu de História da Arte, MuHar (O).

Leia também:

Intendencia

Para fechar, ali na San José, pertinho da Intendencia, há outro Mercado de los Artesanos.


Leia também:


Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: