Mineiros na Estrada

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal


Embora seja uma cidade pequena, são várias as atrações em Santo Antônio do Pinhal.

Para fica mais didático, vamos dividi-las em categorias.

Veja também: Santo Antônio do Pinhal, descanso na Serra da Mantiqueira

Principais atrações

Pico Agudo: foi o que me motivou a ir a Santo Antônio do Pinhal e também a minha grande decepção. Vou me explicar: o pico fica a uns 7 quilômetros do centro da cidade e o acesso é feito por uma precária estrada de terra. Havia chovido bastante por dois dias. Quando a chuva parou, resolvemos ir ao pico. Quando começamos a subir a estrada de terra, vimos que não era uma boa estrada, que havia muitos buracos e bastante irregularidade. Mas persistimos. Até que chegamos em um ponto em que havia muita lama. Tentamos subir, mas o nosso humilde carro, que não é um 4×4, começou a deslizar. Como ainda faltavam cinco quilômetros até o topo e de onde estávamos conseguíamos ver que havia vários atoleiros pela frente, achamos melhor voltar.

Porém, se você tiver condições de subir, eu sugiro que vá (e depois volte aqui para me contar como foi), pois essa é a principal atração da cidade. Lá do alto, a 1700 metros de altitude, dá para ter uma vista de 360º da Serra da Mantiqueira. Dá para ver a Pedra do Baú! Deve ser lindo, não?

Ali também acontecem campeonatos de asa delta e paraglider. Se você for aventureiro dá até para fazer um voo duplo. Na avenida principal da cidade há agências que oferecem essa atividade.

Fique com as fotos de quem pôde contemplar aquela belezura!

Foto: Rafael Schaidhauer (Flickr)

Foto: Fernando Stankuns (Flickr)

Foto: Carlos Navas Castillo (Flickr)

Foto: Carlos Navas Castillo (Flickr)

Foto: Carlos Navas Castillo (Flickr)

Estação Eugênio Lefévre: antiga estação ferroviária, ainda esta em funcionamento. É dali que parte e chega o trem para Campos do Jordão, passeio que nós fizemos e sobre o qual falaremos em outro post. Se não quiser fazer o passeio de trem, pode-se ir à estação para conhecê-la.

Mirante Nossa Senhora Auxiliadora: conhecido como Mirante da Santa, fica na Estação Eugênio Lefévre. Dali se tem uma linda vista do Vale do Paraíba.

Ecco Parque Jardim dos Pinhais: é um parque de jardins temáticos que também merece um post só para ele.

Mirante do Cruzeiro: fica no Centro da cidade. Embora digam que dá para avistar tooooda a cidade, não dá, não. Dá para ver um pedaço do centro.

Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua: fica na avenida principal. Não tivemos sorte de encontrá-la aberta, mas por fora é uma igreja simples e bonita. O primeiro templo, em madeira, foi construído em 1811 e o atual começou a ser construído em 1924.

Igreja de São Benedito: construída na década de 1940, pode ser vista de vários pontos da cidade.

Praça do Artesão: é uma praça em homenagem à colônia japonesa,onde há venda de artesanato nos fins de semana. Nada demais, só uma praça. Fica próxima à Igreja Matriz.

Vista Chinesa: na estrada para Campos do Jordão há um mirante com vista para o Vale do Paraíba. Há barraquinhas de comida.

Cachoeiras

Cachoeira do Lageado: localizada no bairro Lageado, a 7 quilômetros do Centro. Tem infraestrutura para passar o dia, como área para piquenique e banheiros. É cobrada uma taxa de visitação, pois fica em propriedade particular.

Foto: Vinícius Montgomery (Panoramio)

Cachoeira do Cassununga:  fica a cerca de 15 quilômetros do Centro. Há estacionamento e quiosques para churrasco.

Foto: Vinícius Montgomery (Panoramio)

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Ateliês

Atelier André Marx: móveis madeira de demolição. Site oficial

Atelier Eduardo Miguel: peças com materiais reaproveitados. Site oficial

Casa da Mata: produtos naturais, shiitake e artesanato com tear manual e bijuterias de cerâmica e sementes. Telefone: (12) 3666-2003

Cerâmica Dejulis: peças em cerâmica com técnica japonesa. Site oficial

História em Retalhos: artesanato com tecido (almofadas, colchas, jogo americano, etc). Telefone: (12) 3666-1396

Jardins de Barro: peças em cerâmica. Telefone: (12) 3666-2670

JP Ecodesign: mandalas, bancos, esculturas e luminárias com papelão. Site oficial

Morito Ebine: móveis artesanais com técnica de encaixe. Site oficial

Oficina das Artes: velas e luminárias artesanais. Telefone: (12) 3666–1906 / 99707-0137

Pharmácia de Quintal: produtos desenvolvidos com plantas medicinais. Telefone: (12) 99764-6742

Prata da Lua: peças de prata e pedras semipreciosas. Telefone: (12) 3666-2577

R&R Placas Entalhadas: produtos de madeira entalhada personalizados. Site oficial

Vivarterare Atelier: mandalas, escudos, esculturas, tecelagem e pintura. Site oficial

Empórios e Fabricação de Bebidas

A Bodega: Degustação e venda de mais de 40 tipos de cachaça feitas artesanalmente em tonéis de carvalho. Site oficial

Bode Expiatório: cervejaria artesanal. Telefone: (12) 98124-3264

Empório da Serra: mel, doces, geleias e artesanato. Site oficial

Jr Vinhos e Companhia: mais de 180 rótulos de vinhos, cervejas e cachaças. Estrada do Pico Agudo, 1938 – Bairro do Pico Agudo – Telefone: (12) 3666 – 1969

Fazendas

Fazenda Água da Capoeira: É uma fazenda produtora de frutas que abriu suas portas para o turismo. Algumas das atrações são colheita e degustação de frutas, passeio de pônei e cavalo, redário, trilhas e observação de pássaros. Há também um restaurante com comida típica da roça. Visitas aos sábados, domingos e feriados, de 11h às 17h. No mês de julho, também às quintas e sextas.
Rua Benedito Hugo de Barros, m 2,5 – Bairro do Rio Preto – Santo Antônio do Pinhal.
Telefone. (12) 99159-4542.
Site oficial

Fazenda Renópolis: o forte da fazenda são os chás – mais de 70 tipos, servidos com bolos e tortas. Toda a produção da fazenda é orgânica e o visitante pode levar para casa geleias, doces, licores e outros produtos que estão à venda na lojinha. Artesanatos feitos com matéria-prima da fazenda também são comercializados.
Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, Km 38 – Santo Antonio do Pinhal.
Telefone: (12) 3666-1470.
Site oficial

Pesqueiros

Restaurante e Pesqueiro Arco-Íris: Próximo ao centro da cidade, é um amplo sítio com um lago de 3000 metros quadrados e estrutura para pesca. Seu restaurante é especializado em trutas. Fica na Av. Antônio Joaquim de Oliveira, 3363. Telefone: (12) 3666-1517. Site oficial.

Pesqueiro Sítio Matão: é um sítio que fica em uma área remanescente de mata atlântica e se dedica à criação de trutas. Há um restaurante onde é possível comer a truta que você mesmo pescou. Há chalés para hospedagem. Fica na Estrada do Barreirinho, SP46, Km153, Santo Antônio do Pinhal. Telefone: (12) 3666-1386

Trilhas

Trilha da Cambraia (Luminoso): A trilha tem cinco quilômetros de extensão e é de nível médio de dificuldade. Do ponto mais alto da trilha, se avista o Pico Agudo.

Trilha do Matão: de nível fácil, com três quilômetros de extensão. Um ponto de referência para seu início é a Escola Noé Alves Ferreira.

Trilha do Tropeiro: tem três quilômetros de extensão e nível médio de dificuldade. No meio da trilha, há uma olaria, onde se pode ver como ainda são produzidos os tijolos na região.

Trilha do Zigue-Zague: de nível difícil, tem 7,7 quilômetros de extensão. Começa próximo a Campos do Jordão e durante seu percurso é possível observar as montanhas e vales da Serra da Mantiqueira.

Abaixo está o mapa turístico de Santo Antônio do Pinhal, que você pode pegar no seu hotel.



Booking.com