Mineiros na Estrada

Tiradentes: Conheça o Museu da Liturgia



Conhecer o Museu da Liturgia, em Tiradentes, inicialmente não estava nos meus planos. Mas, após saber que ele é o único da América Latina com essa temática, resolvi conferir. O museu funciona em um antigo casarão que foi casa paroquial, descendo a rua da Igreja Matriz, logo abaixo da Câmara.

Na área externa, há um amplo pátio, onde às vezes há exposições temporárias. Nas paredes, autofalantes reproduzem trechos bíblicos.

Logo na entrada, uma mesa interativa conta a história de Tiradentes e do casarão. 

Nos dois andares do museu estão expostas mais de 420 peças dos séculos XVIII ao XX, como, por exemplo, lanternas e cruzes processionais, estola de veludo com fios de ouro, imagens de santos, estantes de altar, urnas, arandelas, tocheiras, castiçais de madeira, estanho e prata, baús, arcas, confessionários, crucifixos e ex-votos.

Foi aqui que eu aprendi o que são os ex-votos. Quando as pessoas faziam um voto e eram atendidas, mandavam pintar uma tela representando a graça alcançada. Essa tela é chamada ex-voto. Bem interessante, pois é possível perceber os costumes, tradições, vestimentas e arquitetura da época. A maioria dos ex-votos retratava cura de doenças.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

O museu é interessante para quem gosta muito de História, de Arte Sacra ou quem é religioso. Na minha opinião, vale a pena ir se você se encaixa nesse perfil (até porque não é um museu baratinho). Não tem visita guiada, mas há funcionários disponíveis nos andares para tirar dúvidas. 

Fotografias e filmagens não são permitidas. 

Museu da Liturgia

Rua Jogo de Bola, 15 – Tiradentes (letra H do mapa)
Tel.: (32) 3355-1552
Confira valores e horários de funcionamento no site oficial


Leia também:


Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: