Mineiros na Estrada

Memorial Ucraniano em Curitiba


Curitiba é uma cidade cheia de parques. Um super diferente e interessante é o Memorial Ucraniano, que fica dentro do Parque Tingui. Foi inaugurado em 1995, ano em que se comemorou cem anos da imigração ucraniana. O parque começa com um portal e um caminho direcionando os visitante para uma réplica da Igreja São Miguel, que foi a primeira igreja ucraniana construída no Brasil, no município de Mallet, interior do Paraná.

Essa igreja não é usada para fins religiosos, mas funciona como um pequeno museu, exibindo elementos típicos da cultura ucraniana. O destaque são os inúmeros pêssankas, ovos pintados cuidadosamente à mão, um belo e rico artesanato.

Ao lado da capela, está o campanário.

Em frente à igreja, há um memorial, uma espécie de uma cruz vazada, que é uma réplica do que está em Kiev, capital da Ucrânia. Trata-se de um memorial pelas vítimas do Holodomor, o geocídio que ocorreu no país nos anos 1932 e 1933. Holodomor significa morte induzida pela fome e estima-se que cerca de três milhoes de ucranianos tenham morrido de fome durante esses dois anos. O memorial do Holodomor foi inaugurado em 2009 e contou com a presença do Ministro da Cultura da Ucrânia.

Há um gramado, onde muitos se assentam à sombra para descansar e curtir um momento de sossego. Há também uma pêssanka gigante.

Do outro lado da capela, temos uma casa típica, onde funciona uma loja de lembranças. Ali eu me decepcionei, pois achei que poderia levar uma pêssanka para casa, mas todos os ovos da lojinha eram adesivados e não pintados. (Atualização – setembro de 2015: como vocês podem ver nos comentários abaixo, o Daniel já explicou essa questão. São produzidas, sim, pêssankas pintadas. Apenas não havia no dia em que fui)

Memorial Ucraniano
Rua Dr. Mbá de Ferrante, 1116 – Santa Felicidade – Curitiba (Dentro do Parque Tingui)
Tel.: (41) 3321-3313
Horário de funcionamento: de terça a domingo, de 10h às 18h
Entrada franca


Booking.com