Mineiros na Estrada

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: Canto do Atins


No dia em que chegamos a Atins já combinamos com o guia Edvaldo os dois passeios que faríamos no dia seguinte: Canto do Atins, pela manhã, e revoada dos guarás, no pôr do sol.

Ele combinou conosco e com mais três outros hóspedes da Pousada Jurará, onde estávamos, que nos buscaria às 9h, mas que já estivéssemos prontos às 8h50, pois ele costuma adiantar.

Explicou também que passaríamos e pararíamos em várias lagoas e que poderíamos escolher onde almoçar: no restaurante Antônio ou na Luzia, que ficam lado a lado.

Levantamos cedo, tomamos café, arrumamos nossas coisas e às 8h45 estávamos os cinco prontinhos esperando pelo Edvaldo, que logo apareceu, mas para falar que não seria ele quem nos levaria, mas o Medes, que chegaria às 9h.  

O Medes só chegou às 9h15 e partimos na direção do Parque Nacional, em uma Toyota Bandeirants nos mesmos moldes das que havíamos feito os passeios anteriores em Barreirinhas.

O que nos aguardava no Canto do Atins

A primeira parada foi no restaurante, para já deixar encomendado o almoço, pois, dessa forma, segundo eles, os pratos já estariam praticamente prontos quando retornássemos do passeio.

Lembra que o Edvado disse que escolheríamos onde almoçar? Pois é, o Medes já foi parando direto no Antônio e nem mencionou que existia a Luzia, a poucos metros. Como nós tínhamos decidido pelo Antônio, porque era o único que aceitava cartão, fizemos o pedido lá mesmo.

Fomos até o ponto em que o tráfego de veículos é permitido e continuamos a pé com o guia Ezequias, que é excelente. Caminhamos bastante (uns 40 minutos – o que na areia fofa, sob o sol maranhense, é muito) e fizemos nossa única parada para banho na Lagoa da Capivara, que é linda, em tons de verde e cheia de pequenos peixinhos. Durante o percurso a pé, porém, avistamos algumas outras.

Ficamos na Lagoa da Capivara por cerca de uma hora e dez minutos e depois fizemos toda a caminhada de volta até o veículo.

Lagoa da Capivara

Pedimos o Medes para passar conosco na praia para vermos – só vermos, sem tomar banho, mas ele não quis. Então nós dissemos que ele havia se atrasado e poderia fazer isso como forma de compensação por termos ficado esperando e aí acho que ele não teve outra escolha a não ser passar por lá, hehehe. Havia vários outros grupos por lá e ele acabou até “deixando” a gente descer e molhar o pé no mar.

Passadinha na praia

Partimos direto para o restaurante do Antônio, mas sobre isso há tanto para falar que teremos um post próprio.

Vale ressaltar que não é preciso estar em Atins para fazer este passeio. Há saídas de Barreirinhas também, só que o passeio dura mais tempo, por conta da distância.

Canto do Atins

Preços em julho de 2017: R$ 70, partindo de Atins. R$ partindo de Barreirinhas
Levar água, lanche e protetor solar

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: