Mineiros na Estrada

Jardim dos Pinhais Ecco Parque, em Santo Antônio do Pinhal


Araucárias, hortênsias, cactos, planta carnívora, pau-brasil, lavanda, onze-horas, crisântemos… Tem tudo isso no Jardim dos Pinhais Ecco Parque, uma das principais atrações de Santo Antônio do Pinhal. São oito jardins com estilos, origens e plantas totalmente diferentes. O parque ocupa uma área de 82 mil metros quadrados, mas a trilha tem apenas 1200 metros montanha acima. Mas, não se preocupe, pois a subida é em zigue-zague e a inclinação é bem pequena, de modo que não fica nada cansativo.

O passeio é guiado e tem duração de 45 minutos, aproximadamente. Durante a semana, a cada hora sai uma turma. Nos finais de semana, a cada trinta minutos. Mas, caso não queira esperar, pode ir sem guia também, pois o caminho é todo bem demarcado. Porém, eu achei super legal fazer o trajeto com a guia, pois ela foi explicando as particularidades de cada jardim, o que sozinhos não conseguiríamos captar.

Veja também: Santo Antônio do Pinhal, descanso na Serra da Mantiqueira

Nós chegamos um pouco antes das 10 horas. Aguardamos apenas alguns minutos até a guia chegar. Como não havia mais nenhum visitante aguardando e já era horário da saída, fomos apenas nós.

Logo na entrada, antes de começar a trilha, vemos uma cascata. Nada demais, só uma cascata mesmo, a não ser pelo fato de que as 60 toneladas de pedras foram levadas da minha querida São Thomé das Letras!

Depois passamos por plantas carnívoras e, então, começamos a subir pelos jardins. Todos lindos, cada um com suas peculiaridades.

O Jardim Montanhês, por exemplo, mostra plantas da Serra da Mantiqueira e de outros lugares com clima tropical de altitude (clima de áreas elevadas do Sudeste), como as hortênsias e as suculentas rosas de pedra.

No Jardim Sensitivo podemos tocar e cheirar as plantas aromáticas e medicinais.

O Jardim Canadense é o mais florido de todos – e, por isso, o mais colorido.

No Jardim Italiano não há flores, apenas arbustos esculpidos de maneira bem simétrica.

No Jardim Japonês, temos a conhecida ponte vermelha e a lanterna de pedra, além de pedras no chão e lago com carpas.

No interessante Jardim Desértico vemos vários tipos de cactos e suculentas. Os que mais me chamaram a atenção foram os cactos. Ali estão, por exemplo, um primoroso cacto do Atacama, o Cacto Monstro, o Cacto Parafuso e o Cacto Cadeira-de-Sogra.

Cacto Parafuso e Cacto Monstro

Cacto Atacama e Cacto Cadeira-de-Sogra

O Jardim Inglês é o mais interessante. Buxinhos esculpidos se alternam com fontes que formam grandes bolhas – tudo isso emoldurado por tuias inglesas. Lindo!


Já lá no alto, chegamos ao Jardim Tropical, com plantas brasileiras. Pau-brasil, palmito juçara e a enorme samambaia-açu são alguns exemplos.

Samambaia-açu

Nesse jardim, há um quiosque que funciona como uma lanchonete, mas estava fechado quando visitamos.

Há também um redário, lugar para deitar na rede e relaxar. A gente até que queria, mas as duas únicas redes passaram a noite ali no tempo e estavam molhadas…

No final do percurso, está o Gazebo Zen, onde são realizados pequenos eventos. Já teve até casamento.

Finalizado o passeio, a guia nos deixou à vontade. Assim, fomos descendo calmamente o circuito, parando para fotografar, até que vimos um pavão. A gente torceu pra ele se exibir, esperamos, esperamos, mas o máximo que ele fez foi isso aí.

O parque é privado e eles mesmos cuidam de todos os canteiros, o que dá um baita trabalho. Os canteiro floridos, por exemplo, duram, em média, apenas um mês.  Findo o período, o canteiro precisa ser todo replantado, mas com uma espécie diferente da anterior. A gente pôde ver um canteirinho com plantas bebês.

É um parque bonito, bem cuidado e interessante, mas não é barato – R$20,00 por pessoa e não aceitam carteirinha de estudante. Analise bem se é o tipo de passeio que te apetece, para não sair decepcionado.

Na estrada do parque, está o Restaurante Jardins, que serve comida a la carte. O preço médio é R$45,00 por prato individual. Mas, se você visita o parque, 50% do valor do ingresso é convertido em desconto em um 00prato principal. O contrário também é válido. Se primeiro você almoça, tem 50% de desconto no valor do ingresso do parque.

Como terminamos o passeio por volta de 11h15, não ficamos para almoçar, mas você pode ler avaliações aqui. O restaurante abre de 12h às 16h.


Jardim dos Pinhais Ecco Parque
Avenida Antônio Joaquim de Oliveira, 2600 – Santo Antônio do Pinhal – SP
Telefone: (12) 3666-2021
Horário de funcionamento: Segunda, quarta, quinta e sextadas 9h às 17h (saídas com guia a cada 1h) Sábados, domingos, feriados e vésperas de feriado – das 9h às 18h (saídas com guia a cada 30 minutos).
CONFIRA O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO E VALORES ANTES DE IR NO SITE OFICIALwww.jardimdospinhais.com.br



Booking.com