Mineiros na Estrada

As igrejas de São João del Rei


Como toda boa cidade histórica, São João del Rei tem lindas e diferentes igrejas que merecem uma visita dos que gostam de arte, história ou religião. Com um dia e com um pouco de sorte para encontrá-las abertas (apesar de haver horário de visitação, às vezes podemos encontrá-las fechadas), dá para visitar as principais. São 35 igrejas, mas, para você se familiarizar, vamos falar sobre as principais.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

A construção da fachada da igreja começou em 1787, sob comando do português Francisco de Lima Cerqueira. São duas torres e há algumas imagens em relevo sobre a porta principal. Paga-se R$3,00 para entrar e fotografias são permitidas. A maior parte do interior da igreja é branca, o que dá um ar de simplicidade à igreja, mas também há alguns detalhes dourados. Ao lado da igreja há um cemitério de 1836, mas que só abre pela manhã.
Aberta a visitação: Segunda a sexta: de 7h ás 12h; Sábado: de 7h às 12h e de 13h às 18h30. Domingo: de 7h às 11h e de 12h às 14h.


Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Catedral Nossa Senhora do Pilar

Foi construída em 1721, em substituição à antiga igreja do Pilar, que foi destruída na Guerra dos Emboabas. Por fora não é tão rebuscada, mas, por dentro, podemos ver duas telas importadas de Portugal em 1730, e imagens e entalhes banhados a ouro. Além do altar-mor, há seis altares nas laterais, sendo três de cada lado. Fotografias no interior são permitidas.
Aberta a visitação: diariamente, de 7h às 10h e de 13h às 19h.

Igreja do Rosário

Foi reconstruída em 1751, em substituição à igreja antiga, que ficava no mesmo local. Tinha apenas uma torre, que foi derrubada por correr risco de cair. Posteriormente, duas torres foram construídas.
Aberta a visitação: terça a domingo, de 8h às 11h30

Igreja  das Mercês

Foi reconstruída em 1877, em substituição a uma antiga capela. Fica no alto de uma escadaria, com um cruzeiro, e tem apenas uma torre. Em um dos altares está Nossa Senhora das Mercês.
Aberta a visitação: De segunda a sexta, de 8h às 12h e de 13h30 às 17h; Sábado, de 8h às 12h. Domingo, de 9h às 12h

Capela Santo Antônio

Uma capela mais simples, fica na rua Santo Antônio e é contínua ao casario da rua. Abre para visitação apenas às terças-feiras, de 8h às 18h.

Todas essas ficam na parte mais alta do Centro de São João del Rei.

Na parte mais baixa do Centro, temos:

Igreja São Francisco de Assis

A construção dessa igreja começou em 1774 e o projeto original é de Aleijadinho. Porém, Francisco de Lima Cerqueira, que foi quem começou as obras, fez algumas modificações no projeto. É uma igreja muito bela, com duas torres e vários detalhes em relevo. É tombada pelo Iphan. Fica em uma praça com jardins e palmeiras e, no fim da tarde, o sol bate na igreja, deixando um visual ainda mais bonito. Para visitar seu interior, paga-se R$2,00. Fotografias são permitidas. São sete altares, sendo um na nave-mor e três em cada lateral da igreja (um deles é de São Francisco de Assis), todos em madeira. Do centro do teto pende um enorme lustre de cristal. Nos fundos da igreja, há um pequeno cemitério, onde estão sepultados Tancredo e Risoleta Neves.

Outras igrejas

Igreja São Gonçalo Garcia:  Fica na Praça dos Expedicionários e é mais nova, de 1936. Abre de segunda à sexta, de 7h às 17h, e sábados e domingos de 7h às 11h.

Foto: Rotizen Reggiani (Panoramio)

Capela Nossa Senhora das Dores: Rua Dr Cid de Souza Rangel, s/n. Não abre para visitação

Capela Senhor do Bonfim: No bairro Bonfim. Não abre para visitação

Capela Senhor dos Montes: No bairro Senhor dos Montes. Não abre para visitação