Mineiros na Estrada

Hospedagem em Florianópolis: Fragata Apart Hotel


Já tinha lido dicas na internet que, para quem quer conhecer várias praias em Florianópolis, o melhor seria ficar ou no Centro ou na Lagoa da Conceição. Só que eu pensei: e no dia que a gente não quiser pegar carro e enfrentar trânsito? Aí seria bom já ter uma praia na “porta de casa”, né? Se a gente ficasse no Centro, isso não seria possível. Aí vimos que as praias do sul têm águas mais frias e bravas, enquanto as do norte, mais calmas e quentes. Resolvemos procurar uma praia do norte para nos servir de base, mesmo estando super longe do sul. Os quesitos foram: preço, estacionamento e wi-fi gratuitos e boas avaliações dos hóspedes.

Encontramos o Fragata Apart Hotel, localizado em Canasvieiras, que simplesmente é o número 1 do Tripadvisor e tem um fantástico 9,6 no Booking. Como estava fora de temporada, pagamos R$ 180,00 pela diária do casal. Vamos à avaliação:



Booking.com

Quarto e limpeza: O quarto, na verdade, o apartamento, era enorme. Em uma parte, havia uma cama queen (na parede da cabeceira estava o ar condicionado), e um armário para roupas (com porta de correr e espelhão). Na outra parte, havia uma bicama que funcionava como sofá, além da cozinha equipada e de uma mesa com quatro cadeiras. A cozinha era composta por frigobar, micro-ondas, fogão cooktop de duas bocas e um armário sob a pia. Dentro do armário, havia panelas (Tramontina), pratos de vários tamanhos, copos, travessa e talheres. Havia, ainda, uma pequena área com churrasqueira, tanque e um varal retrátil com pregadores de roupa. O banheiro também era amplo, com chuveiro com oito temperaturas, armário sob a pia e secador de cabelo. Tudo estava bem limpo. Sério, gente, dava pra morar naquele quarto. Nós ficamos no Flat Studio, mas há várias outras opções, inclusive com quarto de casal separado por parede do local com as camas de solteiro. Confira aqui.

Essa era a vista que tínhamos da área de serviço do nosso apê

Localização: O hotel é super pertinho da praia, deve dar uns 50 metros. Só que é uma área ao lado do trapiche, um píer de onde partem passeios de barco, uma zona que está sempre poluída. Ao menos quanto fomos, o mau cheiro era muito forte. Havia placas indicando que aquele trecho era impróprio para banho. O pessoal parecia não se importar com isso, pois muita gente caía na água mesmo assim. Andando para a esquerda, se chega a uma área que está própria para banho, segundo a Fatma, Fundação do Meio Ambiente, órgão estadual. (Você pode, inclusive, verificar a balneabilidade de toda Florianópolis aqui). Quem não está de carro e tem dificuldade ou uma super preguiça para andar, vai ter que ficar no trecho poluído. Quem quiser tentar outras praias, Canasvieiras está perto de Jurerê e Daniela, a oeste, e de Ponta das Canas e Lagoinha, a leste.

Leia também: As praias de Floripa: como escolher a sua

Vista da cobertura do hotel

Vista da cobertura do hote. Daquele  trapiche saem barcos de passeios turísticos

Canasvieiras, vista da cobertura do hotel

Na esquina do hotel, há uma farmácia e um mercado. Na outra esquina, há uma galeria com lanchonetes, incluindo a Carlitos Empanadas, que vende o quitute argentino. O centrinho de Canasvieiras, onde está a concentração de restaurantes e lojinhas, fica a menos de um quilômetro.

Atendimento: Excelente. A equipe é extremamente prestativa e educada e sempre tem alguém na recepção – 24 horas por dia.

Entrada do hotel

Café da manhã: Sensacional. Uma infinidade de produtos. Muitos tipos de pães, bolos, salgadinhos (pastéis, empanadas, folhados), tortas salgadas e doces, frutas, sucos, pão de queijo, ovos mexidos, iogurte. E sobremesas do café da manhã, que podiam ser croissant de chocolate ou de goiabada, pudim, churros, canudinho com doce de leite ou bombons. Além da variedade no dia, havia também entre os dias, já que sempre tinham coisas diferentes. Só faço duas observações. A primeira é que os sucos já vêm adoçados. Para quem não gosta ou não pode, é um problema. A segunda é que senti falta de plaquinhas identificando os itens do café. Na maioria das vezes, não tinha ninguém a quem perguntar e outras vezes o funcionário que estava no salão não sabia dizer qual o sabor/recheio do que estava exposto. A identificação dos produtos evitaria também o desperdício, pois, não raramente, pessoas mordiam algo e eram surpreendidas com um recheio de que não gostam. O horário do café é de 8h às 10h. Achei tarde, mas não acordei antes disso, mesmo… Caso precise tomar café antes, a mesa começa a ser posta às 7h30. Não estará completa, mas já haverá bastante coisa.

Wi-fi: Ótimo sinal e velocidade. Funcionou o tempo todo.

Estacionamento: Meio chatinho de estacionar, pois as vagas são apertadas e há pouca área para manobra. Não tem vaga para todos, então quem chega depois prende carros. Mas, deixando a chave do carro na recepção, tudo se resolve, pois há manobristas, que, inclusive, podem colocar o carro nas vagas mais difíceis de se estacionar.

Outras comodidades: O hotel empresta toalhas e cadeiras de praia e guarda-sol. Também disponibilizam ferro para passar roupas. Quem quiser utilizar a churrasqueira presente nas áreas de serviço dos quartos, pode solicitar espetos e grelhas. Há salão de jogos que funciona até 10 horas da noite.

Forma de pagamento: Dinheiro ou cartão.

Check-in e check-out: 14h e 11h, respectivamente.

Reserva: pelo Booking. O site não cobra taxa de reserva e permite cancelamento gratuito, na maioria dos casos. Caso você opte por usar esse sistema, utilize os links do nosso site. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma comissão de mais ou menos 1%. É pouquinho, mas já ajuda a gente a manter o site.

No geral: Nossa estadia foi ótima, com muito conforto. A única coisa que pesou mesmo foi o fedor da praia. Caso a poluição de Canasvieiras seja controlada, voltaria a me hospedar lá.

Fragata Apart Hotel
Rua do Kalifa, 610 – Canasvieiras – Florianópolis
Telefone: (48) 3266-1985
Site oficial: www.fragataaparthotel.com.br/



Booking.com