Mineiros na Estrada

Visita ao Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro


Um local que reúne História e natureza é o Forte de Copacabana.

Mantido pelo Exército, o local conta com um Museu, duas lanchonetes, loja de lembranças e com o Forte propriamente dito, chamado de Fortificação. Mas o que talvez mais atraia cariocas e turistas seja a bela vista que se tem de lá e a possibilidade de tomar um café enquanto se contempla Copacabana.

Falando nisso, se esse for seu objetivo, chegue cedo, pois costuma haver fila de espera, chegando a mais de duas horas, especialmente na Confeitaria Colombo, tradicional no Rio de Janeiro.

Como é o passeio

Logo após a bilheteria, passamos pelo pórtico. À esquerda, já temos uma bela vista de Copacabana. À direita, temos uma sala de vídeo, na qual é exibido material institucional, mas você pode otimizar seu tempo já assistindo ao vídeo aqui.

Logo em seguida, temos o Museu Histórico do Exército, que conta a História do Brasil sob o ponto de vista do Exército brasileiro, com reproduções de batalhas e exibição de vestimentas, armamentos e outros instrumentos utilizados pelos militares.

Temos ainda a Confeitaria Colombo, o Café 18 do Forte, a Vitacura (loja de lembranças), espaço para exposições temporárias e, finalmente, a entrada do Forte.

O Forte

A ideia da construção do Forte surgiu no fim do século XIX, para impedir que navios inimigos chegassem à Baía de Guanabara. Contudo, sua construção começou em 1908 e só foi inaugurado em 28 de setembro de 1914.

Em 1922, foi palco da revolta conhecida como Dezoito do Forte. Em 1930, foi prisão para o presidente deposto, Washington Luís. Durante a ditadura militar, serviu de prisão para presos políticos.

O Forte ocupa uma área de quase 115 mil metros quadrados, sendo 40 mil de área construída. Suas paredes chegam a ter 12 metros de espessura! Contava com uma usina elétrica com dois geradores, depósito de mantimentos, depósito de munições, refeitório, cozinha, enfermaria, alojamentos.

A visita é interessante do ponto de vista histórico, mas não é muito agradável, tendo em vista o calor extremo. Imaginem um lugar baixo e sem ventilação.

Ao sair da fortificação, subimos uma escadinha para termos acesso à Cúpula dos Canhões.  Ali temos canhões cujos tiros atingiam alvos até 23 quilômetros e outras vistas espetaculares.

Forte de Copacabana
Horário de funcionamento:
Museu Histórico do Exército, Fortificação e Exposições: de terça a domingo e feriados, das 10h às 18h
Área externa, Cafés e Loja: de terça a domingo e feriados, das 10h às 19h30
Site: www.fortedecopacabana.com
Praça Coronel Eugênio Franco nº 1 – Posto 6 / Copacabana – Rio de Janeiro
Valor da entrada: R$ 6,00 (inteira)/R$3,00 (meia) – apenas dinheiro