Mineiros na Estrada

A Fortaleza de Santana do Estreito e a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis


Mesmo com todo o esquema de fortalezas da baía norte de Florianópolis (se você não sabe do que estou falando, leia aqui), pode ser que algum invasor conseguisse ultrapassá-las e adentrar a baía. Por isso, foi construída a Fortaleza de Santana do Estreito, ou Forte de Santana, no estreito que separa as baías norte e sul da ilha.

A construção do Forte começou em 1761 ou 1763 (há divergências)  para proteger a passagem entre as baías norte e sul.

É um forte simples, com apenas uma plataforma com uma guarita e uns sete canhões. Uma pequena construção abrigava o Quartel da Tropa, a Casa do Comandante, a cozinha e o paiol. Foi tombado pelo IPHAN em 1938.

Na construção no forte, há maquetes e fotos sobre o sistema de fortalezas da ilha.

Em um prédio anexo, funciona desde 1975, o Museu de Armas Major Antônio de Lara Ribas, da Polícia Militar de Santa Catarina, que tem um acervo de 250 armas brancas e de fogo, desde as antiquíssimas até as mais recentes.

A Ponte Hercílio Luz

O forte não é grandioso e imponente como o de São José da Ponta Grossa, mas tem uma coisa que o outro não tem: permite uma das mais lindas vistas da Ponte Hercílio Luz, além de vista para a parte continental de Floripa e para a Grande Florianópolis.

Falando em ponte, ela foi a primeira ligação da ilha com o continente. Sua construção se iniciou em 1922 durante o governo de Hercílio Luz e ela se chamaria Ponte da Independência. Contudo, o governador faleceu em 1924 e, como homenagem póstuma, a ponte recebeu seu nome quando inaugurada, em 1926.

Em 1982, a ponte foi fechada por motivo de segurança. Foi reaberta em 1988, mas apenas para pedestres, bicicletas e veículos de tração animal, até ser novamente fechada, em 1991, dessa vez definitivamente. Hoje, tombada pelo IPHAN, é um belo cartão postal.

O forte é um local bastante calmo, pouco frequentado (estávamos somente nós dois) e há bancos sob árvores para descansar.

Fortaleza de Santana
O forte e o museu podem ser visitados de terça a domingo, das 9h às 17h.
O museu fecha das 12h às 13h30.
A entrada é gratuita e há estacionamento no local.
Endereço: R. Ten. Silveira, 60 – Centro, Florianópolis
Telefone:(48) 3229-6947 ou 3229-6263
Site do museu



Booking.com

Salvar