Mineiros na Estrada

Como ir de ônibus de Montevideo a Colonia del Sacramento



Andando pela Cidade Velha e Centro de Montevidéu, você verá algumas pessoas oferecendo passeios para Colônia do Sacramento, mas, é tão fácil ir por conta, que nem é necessário contratar agência. Antes de tudo, porém, vale dizer que um bate-volta não é recomendado: de carro, são cerca de duas horas e meia; de ônibus se gasta de duas horas e quarenta e cinco minutos a três horas, se tudo correr bem. Fica muito cansativo e dificilmente se aproveitaria muito. O ideal seria encaixar Colônia entre Montevidéu e Buenos Aires (o que fizemos), ou fazer uma pernoite por lá antes de retornar à capital. Porém, se você estiver em Buenos Aires, vale a pena o bate-volta: Colônia está a apenas uma horinha de barco. Neste post, vamos te explicar como ir de ônibus de Montevideu a Colonia del Sacramento.


Leia também:


Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Nós fomos de ônibus pela COT, mas há outras duas empresas que fazem o trajeto, a Chadre e a Turil, sendo que as três estavam cobrando o mesmo valor, em junho de 2014: 275 pesos, ou, mais ou menos, R$ 27,50. No site do Terminal Tres Cruces, a rodoviária de Montevidéu, você consegue ver todos os horários de saída de ônibus, não só para Colônia, para para todos os destinos disponíveis.

Escolhemos a COT por indicações na internet. Pelo site da empresa é possível fazer a reserva do seu assento e foi o que fizemos para ficarmos mais tranquilos. Gosto de viajar mais à frente e pedi isso na reserva. E foram reservadas as poltronas 11 e 12. Beleza!

Porém, no dia da viagem, ao chegarmos ao guichê, a atendente emitiu bilhetes para as poltronas 35 e 36. Guto perguntou sobre a reserva e mostrou o e-mail que eles nos enviaram e a moça disse que não constava reserva e que nossas poltronas haviam sido vendidas. Tudo bem, sem piti, afinal, conseguimos viajar (se fossem as poltronas ao lado do banheiro, eu ia ficar brava), mas, e se não houvesse mais lugar? Então, nossa dica é que, no seu primeiro dia, ao chegar em Montevidéu, dê um pulinho no Terminal e compre suas passagens. É pertinho e fácil ir de ônibus.

Leia também: Como andar de ônibus em Montevidéu

O ônibus saiu na hora certa e a viagem transcorreu na maior tranquilidade. O ônibus é confortável e a estrada é ótima. Uma curiosidade é que, apesar de ser uma viagem  interdepartamental (que seria como a nossa interestadual) até demoradinha (quase três horas, lembra?), há várias paradas pelo caminho afora, onde passageiros embarcam e desembarcam, podendo, inclusive, viajar EM PÉ! O cobrador vai passando a cada parada recolhendo o dinheiro. “Boletos, boletos!…

Vai para o Uruguai? Não deixe de contratar Seguro Viagem. Comprando com a Seguros Promo você tem 5% de desconto usando o cupom MINEIROS5.

O Terminal de Colonia del Sacramento é bem pequenininho e fica ao lado do Porto (saindo do terminal, uns 100 metros à esquerda). Há um Centro de Informações Turísticas, então, qualquer dúvida, passe lá.

Se for passar o dia em Colônia e tiver malas, pode fazer como nós: deixar tudo no guarda-volumes na rodoviária. O serviço se chama Deposito de equipaje e fica perto da saída. Não tem erro, você vai vê-lo. Cobra-se por volume e por hora e fecha às 20h. Valores em junho de 2014, por volume: até duas horas, 30 pesos; de duas a quatro horas, 50 pesos; de quatro a seis horas, 60 pesos; de 6 a 12 horas, 80 pesos; de 12 a 24 horas, 100 pesos.

Aí é só caminhar sem carregar peso desnecessário e com as mãos livres e aproveitar o lugar!


Leia também: 


Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: