Mineiros na Estrada

Visitando o Bosque Alemão, em Curitiba


O Bosque Alemão fica no bairro Vista Alegre em uma área de 38 mil metros quadrados em meio à mata. São duas entradas: uma pelo portal, na rua Francisco Schaffer, e outra pelo Oratório de Bach, na rua Nicolo Paganini.

A vista do satélite, pelo Google Maps, mostra bem as duas entradas e a área verde do Bosque.

Se você estiver com crianças, comece pela entrada do Oratório de Bach, pois quando começar a trilha, poderá acompanhar a história de João e Maria por meio de painéis de azulejos e chegará até a Casa da Bruxa, onde a bruxa conta histórias às 11h, 14h e 16h (sábados, domingo e feriados). Mas se isso não for importante para você, pode começar pelo portal, sem problemas. Nós fizemos isso e achamos até melhor, pois no Oratório de Bach, que é uma réplica de uma igreja presbiteriana, há banheiros e lanchonete, além de sala para concertos.

Oratório de Bach

Torre dos Filósofos ao fundo

Mirante da Torre dos Filósofos

Do jardim do Oratório de Bach, sai uma passarela que se conecta a um mirante na Torre dos Filósofos. Se você descer a torre, chegará na parte de baixo do bosque, onde tem início a Trilha dos Contos, aquela de João e Maria. No meio dela está a Casa da Bruxa. A gente até viu um pedaço de uma contação de histórias.

Casa da Bruxa

No final (ou no início, dependendo de onde começou), estará o portal.

O passeio pela mata é agradável, o Oratório é uma bonita construção, mas não é um passeio imperdível, não, a não ser que esteja com crianças.

Mapa do bosque

Bosque Alemão
Rua Nicolo Paganini ou Francisco Shaffer, Vista Alegre
Horário de funcionamento:
Bosque – diariamente das 8:00 às 18:00
Casa da Bruxa – diariamente das 9:00 às 17:00
(Hora do conto – finais de semana às 11:00, às 14:00 e às 16:00)
Entrada franca


Booking.com